EnglishEspañolPortuguês

Campanha pede que as pessoas divulguem que os animais domésticos não transmitem Covid-19

25 de março de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Um dos posts criados para conscientizar as pessoas de que cães e gatos não transmitem covid-19. Foto PAN – Partidos pelas Pessoas, Animais e Natureza

O PAN – Partido pelas Pessoas, Animais e Natureza de Portugal criou uma campanha com posts para as pessoas usarem em suas redes sociais a fim de conscientizar a população de que animais domésticos não são infectados e nem transmitem a covid-19. Embora boas iniciativas já estejam ocorrendo no país, como os canis municipais acolhendo animais de tutores com a doença, o abandono também cresce em inúmeras cidades portuguesas.

O PAN teme também pelos cães que vivem nas ruas e pelas colônias de gatos: “Esperamos que o governo garanta o bem-estar dos animais em situação de rua em face do surto da covid-19. No entender do PAN, no conjunto de medidas implementadas durante o período de estado de emergência é importante que sejam protegidas as pessoas responsáveis pela prestação de cuidados a colônias de animais”.

O partido pede que dentro das deslocações necessárias, como no caso da compra de alimentos e remédios, seja autorizada a circulação de pessoas que cuidam da alimentação de colônias de animais, que colaboram com Centros de Recolha Oficial (canis municipais), associações de assistência a animais ou ajudando tutores que se encontrem doentes em quarentena em casa ou hospitalizados.

“A Espanha, face ao estado de calamidade provocado pela covid-19, já implementou medidas neste sentido, permitindo passeios de animais com a duração estritamente necessária e feitos apenas por um tutor, alimentação de colônias de gatos e prestação de cuidados em abrigos que deverão ser feitas em horários de menor circulação de pessoas”, diz o PAN em seu site.

“Estas medidas poderão evitar situações de abandono ou de angústia por parte dos próprios tutores, principalmente aqueles que não consigam sair à rua para passear com seus animais neste momento difícil que todos atravessamos“, diz o comunicado.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

Ir para o topo