EnglishEspañolPortuguês

Estudo revela que gatos exibem expressões faciais para demonstrar seus sentimentos

9 de dezembro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Catster
Foto: Catster

Não é raro ouvir de um tutor de gato que ele tem a impressão que o felino está realmente tentando lhe dizer uma coisa – mas provavelmente o humano não tem noção da mensagem que o gato está tentando transmitir.

Cientistas revelaram que os felinos têm expressões faciais como as nossas, mas poucos humanos conseguem entendê-las. Mais de 6 mil pessoas de 85 países participaram de um estudo no qual foram convidados a assistir a vídeos de gatos e a julgar o humor do animal.

Embora a maioria dos pesquisados fosse de tutores de gatos, os participantes estavam corretos em apenas 60% das vezes. Nem todo mundo se saiu tão mal, no entanto, porque 13% das pessoas poderiam ser chamadas de “encantadoras de gatos” – aqueles que adivinharam corretamente como os animais estavam se sentindo mais de 75% das vezes.

Foto: Catster
Foto: Catster

“Gatos têm uma reputação de serem inescrutáveis. Mas nossa nova pesquisa mostra que eles têm estados emocionais positivos e negativos que podem ser distinguidos uns dos outros, além de apenas expressões faciais sutis”, escreveram os acadêmicos.

“Nossas descobertas indicam que os gatos, assim como os humanos, têm expressões faciais diferentes quando estão em estados emocionais diferentes (incluindo os positivos)”.

Os pesquisadores também sugerem que as pessoas podem ser treinadas para ler esses sinais, fator importante porque isso poderia ajudar a fortalecer o vínculo entre tutores e gatos e melhorar o cuidado e o bem-estar dos animais. “Então, nosso próximo trabalho agora é caracterizar formalmente essas expressões faciais felinas sutis”.

Foto: Catster
Foto: Catster

Três quartos dos participantes eram mulheres, que tiveram, inclusive, melhor pontuação do que os homens. Os jovens também se saíram melhor do que os idosos, enquanto os veterinários e outros profissionais também tiveram um bom desempenho.

Foi solicitado aos participantes que assistissem a vídeos e decidissem se cada gato estava “em um estado positivo, negativo ou se não tinha certeza”. Os pesquisadores acrescentaram: “O fato de as mulheres terem uma pontuação melhor do que os homens é consistente com pesquisas anteriores que mostram que as mulheres são boas em decodificar demonstrações de emoções não verbais”.

“Quanto às habilidades de leitura de expressões feitas pelos veterinários, eles costumam lidar com muitos gatos em sua profissão e precisam estar bem sintonizados com os sinais sutis de animais felizes ou infelizes, a fim de identificar dor e doença e também evitar de serem mordidos ou arranhados”, concluíram os cientistas. As informações são do METRO UK.

Foto: Catster
Foto: Catster

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo