Uma faixa de 40 quilômetros de estrada, que envolve o nordeste de Oahu, é o único acesso às comunidades rurais de Kahaluu e Kaaawa, lar de vários nativos havaianos e das ilhas do Pacífico, entre vários milhares de outros residentes.
Este trecho da Rodovia Kamehameha também serve a fortaleza do futebol americano em Kahuku e o enclave mórmon em Laie.
Os surfistas contam com as duas pistas pavimentadas para acessar os mundialmente famosos breaks Pipeline e Waimea Bay e os turistas as usam para chegar a Waikiki.
Os cientistas alertam que a maior parte desta rodovia costeira – e muitas milhas de estradas semelhantes em todo o Havaí – em breve estará submersa devido à elevação dos mares, tempestades mais fortes e inundações extremas.
Sacos de areia gigantes já estão amontoados em frente a casas e enormes rochas e pedaços de concreto revestem as partes mais perigosas como uma tentativa desesperada de salvar partes de algumas rotas, enquanto soluções duradouras são surgem.
A infra-estrutura em perigo é apenas a frente mais aparente na guerra do Aloha contra o planeta em aquecimento. Outras batalhas semelhantes acontecem em todas as ilhas.
No alto das montanhas, o abastecimento de água doce está em risco e as espécies endêmicas enfrentam extinção. No mar, os recifes de coral que fornecem bilhões de dólares em valor econômico e valor cultural imensurável estão morrendo à medida que o oceano aquece e o branqueamento se intensifica.
O futuro é incerto mas cientistas e formuladores de políticas dizem que a ação rápida pode torná-lo “menos feio”.
O tempo está se esgotando para desenvolver e implementar estratégias para tornar o Havaí mais resistente e os especialistas dizem que quanto mais tempo adiar, mais custará para se adaptar e atenuar.
“Mesmo as melhores intenções hoje não parecem ser rápidas o suficiente para o ritmo da mudança climática”, diz o cientista do clima da Universidade do Havaí, Camilo Mora. As informações são do Civil Beat.
“No estado do Havaí, por exemplo, 2045 foi definido como o ano para atingir 100% de energia limpa”, disse ele. “No entanto, nossos próprios estudos, na Universidade do Havaí, sugerem que mudanças climáticas sem precedentes serão comuns no estado até 2030.”
Para evitar os piores efeitos, os cientistas mais importantes do mundo dizem que os humanos devem fazer mudanças massivas em seu comportamento para evitar que o planeta aqueça mais de 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais até 2040.
A avaliação de Outubro do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, convocada pelas Nações Unidas, estreitou a janela que os humanos têm para afastar as ameaças à segurança alimentar, transporte, energia e muito mais.
O grupo já havia previsto os efeitos terríveis para a quando o planeta aqueceu 2 graus. Os seres humanos já causaram um aumento de 1 grau desde 1880.
O problema não é da próxima geração; é nosso.
O relatório foi apresentado por 91 cientistas de 40 países em resposta a um pedido da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática quando o Acordo de Paris foi adotado, em 2015 para combater as mudanças climáticas reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa e mantendo a temperatura média global.
A avaliação exige reduzir a poluição em 100% dos níveis de 2010 até 2050. Esse esforço inclui abandonar o carvão quase inteiramente até 2050 e triplicar a quantidade de energia renovável no atual cenário elétrico, que é de aproximadamente 20%, diz o relatório.
“A avaliação indica desafios políticos e geopolíticos sem precedentes”, escreveu o painel.
A perspectiva nacional não é excessivamente otimista sob a atual administração, mas há sinais esperançosos em um nível local para reduzir a poluição e se adaptar aos efeitos de um clima em mudança.
Em 2017, O presidente Donald Trump começou a retirar os EUA do acordo de Paris , embora a retirada completa não seja possível até 4 de novembro de 2020 – o dia após a próxima eleição presidencial. Os EUA seriam o único país a fazê-lo, embora o novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tenha expressado intenções semelhantes.
Nesse meio tempo, Trump trabalhou para aumentar a perfuração de petróleo doméstica e aumentar a produção de carvão. Apesar da posição federal, numerosas cidades e estados, incluindo o Havaí, comprometeram-se a seguir o acordo de Paris e o amplo consenso dos principais cientistas do clima do mundo.
O prefeito de Honolulu, Kirk Caldwell, e o governador do Havaí, David Ige, ambos democratas, começaram a dar muito mais atenção à mudança climática. Ele planeja dedicar todo o seu discurso sobre o estado da cidade neste ano, e Ige promove uma ampla iniciativa de sustentabilidade que o ajudou a ganhar um segundo mandato em novembro do ano passado.
A resposta a estes esforços exigirá muito mais do que palavras e planos ambiciosos, que por vezes acumulam poeira nas prateleiras do governo.
Estudos, auditorias e relatórios Abundam
Uma auditoria do ano passado do Plano de Sustentabilidade do Havaí 2050, uma iniciativa de 2008 da governadora republicana Linda Lingle, encontrou uma melhor ética de sustentabilidade no Havaí na última década, mas uma falta de implementação.
Autoridades do governo lamentaram como o financiamento inadequado impediu sua capacidade de fornecer os serviços técnicos que as agências precisam para fazer avaliações detalhadas do clima.
Disponibilizar dinheiro para futuras edições não tem sido uma das principais prioridades do Legislativo, mas alguns legisladores acham que isso pode mudar, pelo menos no que diz respeito às mudanças climáticas.
“Eu prevejo que para cada sessão a partir de agora até o dia em que eu morrer, o aquecimento global será um grande problema”, disse o senador Karl Rhoads, presidente da Comissão de Água e Terra.
“Isso já está acontecendo”, disse ele, ressaltando as decisões desafiadoras que confrontam políticos e cidadãos.
“Como fazer as pessoas usarem menos carbono é um problema enorme, muito difícil”, disse ele.
Observando como o limite superior das estimativas de elevação do nível está na faixa de 8 a 10 pés, Rhoads disse que a cidade de Honolulu está em perigo e que o estacionamento do Ala Moana Center deve ter cerca de 60 cm de água.
“Se você olhar para todas as rodovias ao redor de Oahu, você pode ser atingido por ondas enquanto dirige pela estrada”, disse ele. “Mover essas estradas é muito caro, muito controverso, porque você tem que condenar a terra da população.”
O estado tem políticas e dados que identificam os muitos indicadores de um clima em mudança, disse a auditoria de sustentabilidade de 2050, observando que 70% da costa do Havaí está se desgastando, os riachos estão secando, a chuva está diminuindo e os corais estão descorando.
A auditoria de março do ano passado concluiu que o planejamento abrangente ajudaria o estado a se adaptar, mas isso não aconteceu de maneira significativa.
“Ao longo dos últimos 10 anos, o Plano de Sustentabilidade do Havaí 2050 foi desconsiderado”, disse a auditoria.
Os avisos foram consistentes
Os cientistas alertaram o público sobre o aquecimento do planeta no último século. Mas nunca foi tão sombrio.
A Avaliação do Clima Nacional dos EUA, divulgada em novembro de 2018, tem um capítulo inteiro dedicado aos efeitos da mudança climática no Havaí e em outras ilhas do Pacífico.
Por mais que o último relatório do IPCC previsse que os piores efeitos aconteceriam até 2040, em vez de anos depois, a avaliação dos EUA no ano passado teve uma sensação similar de urgência.
Victoria Keener, pesquisadora do Centro Leste-Oeste em Honolulu e principal autora da seção de ilhas do Havaí e Pacífico do NCA, disse que o estado de Aloha, e qualquer outro lugar, não está preparado para os efeitos da mudança climática. Mas ela viu o Havaí e outros estados tomarem medidas progressivas.
“Precisamos fazer mais e precisamos fazer mais rápido”, disse ela. “A ação antecipada vai reduzir o impacto econômico final da adaptação e mitigação”.
Esperava-se que os níveis do mar subissem até 3,2 pés em todo o mundo até 2100, mas as últimas projeções dizem que isso pode acontecer em 2060.
Estudos no Havaí mostram que o valor de todas as estruturas e terras projetadas para serem inundadas por um aumento de 3,2 pés no nível do mar equivale a mais de US $ 20 bilhões. Isso não explica o efeito combinado sobre o turismo, o principal impulsionador econômico do estado e outras indústrias.
As consequências atingiriam mais do que estradas e edifícios. Em todo o estado, cerca de 550 sítios culturais havaianos seriam inundados ou erodidos e cerca de 20 mil moradores seriam deslocados, segundo o relatório.
Alguns icônicos pássaros da floresta havaiana provavelmente se extinguiriam à medida que os mosquitos portadores de doenças invadem seus habitats nas montanhas graças ao clima mais quente. Os modelos mostram que, mesmo sob aquecimento moderado, 10 das 21 espécies de aves florestais existentes em todo o estado perderão mais da metade de sua faixa atual até 2100. Destas, seis devem perder 90% ou mais.
O Havaí abriga quase um terço das plantas e animais da nação listados como ameaçados ou ameaçados de extinção. Extima-se que corais são serão branqueados anualmente a partir de 2040, tornando quase impossível para se recuperar. Sua morte significa menos peixe e menos proteção costeira.
É o que mais assusta Keener.
“Não é, se vai acontecer … é quando”, disse ela. “O argumento é se é 2030 ou 2050. Isso é em breve.”
No Havaí, os corais cobrem atualmente cerca de 38% da área do oceano ao redor das ilhas. Até 2050, o projeto deve cair para 11% e cair para 1% até 2100.
Isso equivale a US $ 1,3 bilhão por ano perdido na economia em 2050, aumentando para US $ 1,9 bilhão em 2090, diz o relatório.
Se o mundo cumprir o acordo de Paris, isso atrasaria o branqueamento em cerca de 11 anos, economizando centenas de milhões de dólares, diz a avaliação.
Seguindo em frente
O Havaí avançou nos últimos anos. O mais notável é que o estado tem o mandato de energia renovável mais ambicioso do país – 100% até 2045 – e se comprometeu a ser neutro em carbono até a mesma data.
Melhorias foram feitas para proteger bacias hidrográficas e os cientistas estão criando “super corais” para resistir a um oceano mais quente e ácido. As organizações sem fins lucrativos têm estado cada vez mais ativas e o setor privado também está fazendo mudanças.
O próximo grande foco é a criação de um setor de transporte limpo, começando com veículos terrestres e, em seguida, passando para os muitos aviões que os residentes e turistas confiam.
Escritórios estaduais e municipais e comissões foram criados para coordenar o foco na mudança climática.
A Comissão do Clima do Havaí concordou por unanimidade em pressionar a Assembleia Legislativa a aprovar uma próxima sessão de imposto sobre o carbono, que começa no final deste mês.
O Escritório de Mudança Climática, Sustentabilidade e Resiliência, criado por Honolulu, vem desenvolvendo o primeiro Plano de Ação Climática de Oahu. As últimas reuniões públicas escopo serão nesta semana.
Sam Lemmo, administrador do Escritório Estadual de Conservação e Terras Costeiras, está moderando um painel com o geólogo climático da Universidade do Havaí, Chip Fletcher, para a aceleração da ação para se adaptar à elevação do nível do mar.
O Havaí já está testemunhando os efeitos da mudança climática que foram previstos décadas atrás, disse Lemmo.
“A maior incerteza agora é a gente – se vamos mudar nosso comportamento, se vamos cortar as emissões”, disse ele.