Com o intuito de reduzir o lixo plástico no mundo, a ONU Meio Ambiente publicou nesta sexta-feira (1) um relatório listando materiais e métodos alternativos para um consumo consciente.
O relatório destaca algumas alternativas convencionais, bem como soluções menos óbvias: incluindo algas, fungos e folhas de abacaxi.
O oceano tornou-se um depósito de plásticos e microplásticos descartados. O acúmulo de lixo nos mares é responsável por impactos sociais, econômicos e ambientais significativos.
Não é possível, nem desejável, remover todos os plásticos da sociedade. No entanto, é imprescindível a consciência acerca da gravidade da situação. E ela parece estar sendo conquistada.
O número de governantes e consumidores que já constataram a necessidade de alternativas sustentáveis ao plástico é crescente.
O relatório descreve uma variedade de materiais alternativos que podem substituir plásticos de uso único, sempre que possível. Existem situações – particularmente na área médica – em que o plástico fornece um uso essencial.
Mas muitas vezes, materiais naturais e tecnologias alternativas podem ser usados para romper a dependência de plástico descartável.
“Mudar de plástico descartável para alternativas sustentáveis é um investimento no futuro a longo prazo do nosso meio ambiente”, disse Erik Solheim, diretor da ONU para o Meio Ambiente.“O mundo precisa adotar outras soluções além do plástico descartável de uso único”
Já são 25 estudos de caso no mundo que ilustram várias aplicações para reduzir o uso desnecessário de plásticos descartáveis.
O relatório contribui para o debate de como tornar o uso do planeta mais sustentável, citando vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
É essencial aumentar a conscientização global sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais de nossa atual relação com plásticos descartáveis. Delinear um amplo conjunto de alternativas é uma missão assumida pela ONU, que dispõe de alternativas sobre como quebrar o vício global plásticos de uso único.
“A ciência pode ajudar as empresas a desenvolver soluções verdes e inovadoras”, disse Jian Liu, cientista-chefe da UN Meio Ambiente. “Há grandes oportunidades de negócios e emprego no desenvolvimento de novos materiais alternativos que podem substituir os plásticos descartáveis”
O relatório é lançado coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2018, comemorado anualmente no dia 5 de junho, com o tema: “Beat Plastic Pollution”. O dia é um apelo à ação das comunidades para combater este crescente desafio às nossas sociedades