As imagens de animais enroscados, sufocados ou ingerindo plástico são apenas uma pequena porção dos impactos diretos que o nosso consumo desenfreado tem no ecossistema terrestre. É isso que diz a campanha lançada pela revista National Geographic.
“Planet or Plastic?” (Planeta ou plástico?), como é chamada, tenta reunir o máximo possível de imagens e informações que mostrem desde o sofrimento dos animais marinhos até o material desperdiçado que acaba entulhando nas costas. Foi lançado hoje, e encabeçará a edição de junho da revista.
A National Geographic acredita que criando uma mudança real no consumo, e começar parcerias com empresas que pensam da mesma forma e ONGs de todos os lugares do mundo, eles serão capazes de “contribuir para a saúde geral do ecossistema marinho e todos os que precisam dele.”
A iniciativa tem como meta principal reduzir o consumo de plástico em 9 milhões de toneladas, e pretende durar por muitos anos.
De acordo com o Daily Mail, para mostrar que a mudança é real e vem de dentro, pela primeira vez a revista será embrulhada em papel, deixando o habitual plástico de lado de uma vez por todas – ao menos para os assinantes dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia.
O intuito é que até 2019 todas as edições, em todo o mundo, sejam enroladas apenas em papel. “Só isso economizará mais 2,5 milhões de plásticos de uso único por mês”, afirmou a empresa em comunicado à imprensa.
Além de tudo isso, a National Geographic Society vai embarcar em uma expedição em 2019 para estudar “o tipo e densidade de plástico no sistema de rios”. “A National Geographic vai providenciar informação com base científica para ajudar governos locais e nacionais, ONGs, negócios e o próprio público a investir mais efetivamente e implementar alternativas inovadoras.”
A atriz Zooey Deschanel fará parte do line-up de estrelas que apoiam a campanha, e de acordo com a empresa, ela postará em sua conta de Instagram da National Geographic, fotos da crise do plástico.