EnglishEspañolPortuguês

Fotos flagram a desesperança de ursa extremamente magra em zoo

23 de junho de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

O usuário @lxfyghy do site Weibo  postou três fotos da ursa capturadas no Xinxiang People’s Park.

Imagem retrata sofrimento de ursa em zoo
Foto: Weibo/lxfyghy.

“Uma ursa na província de Henan no Xinxiang People’s Park zoo – é pele e ossos, parece tão triste, foi abusada? Ou está faminta? Devemos mostrar ursos assim para as crianças? Existe alguém que possa salvá-los?”, questionou o usuário.

O parque atribuiu a  condição da ursa à fase de seu crescimento e  ao fato de que a foto foi tirada durante a temporada de perda de pelos.

O chefe da unidade de gerenciamento de animais do zoo alegou ao The Paper que a “ursa teve seu lado magro observado, mas ainda era saudável”. O local explora dois ursos pardos – um macho e uma fêmea – que foram transferidos de outros zoos, conforme informado pela reportagem do HKFP.

Um ativista pelos direitos animais não identificado ressaltou a excessiva magreza do animal, que mostra a crueldade de zoos e outras instalações que mantêm seres inocentes em cativeiro.

Peter Li, especialista em políticas da China da Humane Society, destacou que o zoo deveria estar fechado: “Vários problemas poderiam ser os fatores que contribuíram [para isso: a privação de alimentos em termos de quantidade certa ou do tipo correta, problemas de saúde. Exibir animais abusados transmite uma mensagem errada aos visitantes de que nós podemos fazer o que quisermos com animais não humanos”.

A ONG Animals Asia, que resgata os ursos de fazendas biliares, também manifestou preocupação.

“Podem existir inúmeros motivos para a condição obviamente empobrecida desta ursa. No entanto, estamos extremamente preocupados com o fato de que ela está implorando por comida e claramente não está satisfeita”, disse Jill Robinson, fundadora da instituição.

Ursa está extremamente magra
Foto: Weibo/lxfyghy.

Usuários do Weibo reagiram à resposta do zoo com descrença e revolta. “Por que você não responde que os internautas se equivocaram e que é um cachorro? É tão magro, nem parece mais uma ursa”, disse uma pessoa.

O usuário que tirou as fotos enfatizou: “A resposta oficial é muito enganosa”.

“Não cause problemas. Nós ficamos loucos se você abusa de animais, mas agora você está insultando nossa inteligência também?”, perguntou outra pessoa.

Esta não é a primeira vez em que o tratamento dos animais em zoológicos chineses despertou indignação. No início deste mês, acionistas insatisfeitos em um zoológico perto de Shanghai deram um burro vivo como alimento aos tigres para, inacreditavelmente, expressar sua frustração de que os lucros do zoo eram insuficientes.

No ano passado, um urso polar conhecido como “o urso polar mais triste do mundo” foi transferido de uma exposição em um shopping chinês devido a protestos em todo o mundo.

Ativistas fizeram uma campanha para que o urso Pizza fosse transferido depois que imagens o mostraram deitado de forma perturbadora em uma sala sombria e sem janelas, enquanto os visitantes se aglomeravam para tirar fotos dele.

Você viu?

Ir para o topo