EnglishEspañolPortuguês

Conheça 6 sinais de que seu cachorro está sentindo dor

5 de abril de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Cachorros não demonstram a dor do jeito que os seres humanos demonstram, por isso é muito importante que os tutores saibam quais são os sinais mais comuns quando seu cachorro está sentindo dor.

Foto: Blog Cachorros Fofos
Foto: Blog Cachorros Fofos

Como tutores de cachorros, nós fazemos de tudo para que os cãezinhos sejam bem tratados e amados. Podemos dar as melhores rações, brinquedos e tratamentos – podemos mimá-los tanto quanto podemos. E a última coisa que queremos é vê-los sofrer ou sentir dor, não é mesmo? Mas cachorros não conseguem nos contar que estão sentindo dor. Então, como podemos saber?

Os seis sinais mais comuns de que seu cachorro está sentindo dor:

#1 Respiração pesada ou ofegante
Muitos cachorros ofegam às vezes porque estão estressados ou animados, mas quando eles ofegam aparentemente por nenhum motivo e esse tipo de respiração torna-se excessiva, este pode ser definitivamente um sinal de que seu cachorro está sentindo dor.

#2 Quando se lambem excessivamente
Cachorros que lambem ou mordem excessivamente uma determinada área dos seus próprios corpos podem estar fazendo isso porque estão sentindo dor neste local. Cachorros podem lamber o morder unhas quebradas, feridas abertas, patas irritadas ou até mesmo tumores sob a pele.

#3 Falta de apetite
Cachorros geralmente não comem quando estão doentes ou machucados, então se eles comeram normalmente em um dia e no outro se recusam a comer, podem estar sentindo alguma dor. Um cachorro que possui algum machucado no pescoço pode não conseguir se curvar para comer, porque isto lhe causa dor.

Falta de apetite: um dos sintomas de que seu cachorro está sentindo dor.(Foto: Blog Cachorros Fofos)
Falta de apetite: um dos sintomas de que seu cachorro está sentindo dor.(Foto: Blog Cachorros Fofos)

#4 Mancar
Quando um cachorro manca é um sinal óbvio que está sentindo dor ou algo está incomodando. Cachorros podem mancar devido a artrite, uma distensão muscular, ligamento rompido, lesão na coluna ou no pescoço, rigidez nas articulações ou ossos quebrados. Cachorros que não querem subir escadas, por exemplo, podem estar sentindo dor por algum desses motivos citados.

#5 Babar bastante
Babar excessivamente também pode ser um sinal de dor no estômago ou náuseas. Quando um cãozinho baba ou se engasga demais pode significar que esteja sentindo muita dor ou até mesmo estar em risco. Um inchaço pode ser uma situação grave que pode causar dores muito fortes no estômago. Estes tipos de inchaços no estômago são bem sérios, sendo necessários cuidados de um veterinário urgente.

#6 Mudança de comportamento
Cachorros que estão sentindo dor podem se tornar agressivos. Eles tendem a rosnar ou avançar quando abordados ou também ficar tristes e deprimidos, o que pode levar a uma falta de apetite, dormir mais que o normal, falta de interesse em brincar ou caminhar.

Mais informações
Ser capaz de reconhecer quando seu cão está com dor se resume em conhecer realmente as características do comportamento normal do seu cão. Se seu cachorro está agindo de maneira estranha e demonstrando alguns dos sinais citados, então ele está sentindo dor, sendo imprescindível consultar um veterinário. De maneira alguma é recomendada qualquer medicação sem a aprovação ou recomendação de um veterinário. Alguns dos medicamentos especiais para dor podem causar problema gastrointestinal em cães, por isso é necessária uma ajuda especializada.

Fonte: Blog Cachorros Fofos

Você viu?

Ir para o topo