O Ibama e a Polícia Federal apreenderam 296 canários-da-terra no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, durante a noite de quarta-feira, 28. Os pássaros, que tinham como destino os Estados do Ceará e de Pernambuco, estavam acondicionados em uma mala e duas caixas.
Oito canários-da-terra estavam em uma bagagem com roupas e outros 288 pássaros da mesma espécie estavam distribuídos em fundos falsos de duas caixas que transportavam codornas. O Ibama suspeita que os pássaros seriam usados em brigas.
Das três pessoas envolvidas no crime ambiental, duas foram detidas em Brasília. A terceira chegou a embarcar, mas foi detida em Fortaleza. Os três infratores possuíam cadastrado no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS). Das 296 aves silvestres apreendidas, apenas duas tinham anilhas.
Foram aplicadas multas de R$ 500,00 por exemplar devido ao transporte irregular e, pelo crime de maus-tratos, R$ 2.000,00 por indivíduo. Eles responderão em liberdade. Os animais foram encaminhados para o Ibama e, após avaliação, seguiram para soltura.
Fonte: D24am