Integrantes do Movimento de Defesa dos Animais (MDA) estiveram na tarde desta sexta-feira (19) no casarão invadido por famílias sem-teto na Avenida Norte, no bairro da Tamarineira. Cães e gatos foram examinados e deverão receber um atendimento especializado a partir da próxima semana. Segundo a equipe do MDA, apesar da precariedade das condições do local, os animais estão bem, são alimentados e recebem água.
O animal que apresenta uma pior situação é Negão, o cachorro fotografado pela equipe do Diário de Pernambuco. A tutora dele, Jauciaria Santos, mora no local há 15 anos e não soube precisar a idade do cão. Ele foi comprado por um filho de Jauciaria há alguns anos.
Segundo os integrantes do MDA, Negão apresenta problemas renais e verminose. No entanto, as doenças são tratáveis e o cão deverá se recuperar rapidamente. Sensibilizada com a situação do cachorro, a veterinária Rita de Cássia Nascimento prometeu recolhe-lo ainda nesta sexta. Ele será tratado, medicado, vacinado e castrado. Após sua recuperação, a veterinária o devolverá para a família.
Já os demais animais serão levados pelo MDA para o Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife (CVA) na próxima semana. No local, eles serão vacinados, medicados e castrados. Caso as famílias tutoras dos animais não tenham condições de os receber, eles serão disponibilizados para a adoção.
Esta foi a primeira ação do MDA, criado na quarta-feira passada e formado por representantes de organizações não governamentais e da Delegacia do Meio Ambiente.
Fonte: Pernambuco