Por Maurício Varallo (da Redação)
Após matérias publicadas na ANDA abordando o uso cruel de peles verdadeiras na produção da coleção inverno 2011 de algumas empresas nacionais, e a mobilização de defensores de animais de todo o país pelas redes sociais, três grandes marcas (Iódice, Colcci e Arezzo) recuaram e em comunicados oficiais se comprometeram a nunca mais usar peles de animais em suas peças.
Exatamente no momento em que cresce a consciência das empresas do setor sobre a questão, a loja Capitollium, de Curitiba (PR) lança a campanha “Temporada de Caça ao Estilo”, associando a matança de animais a um modo de vida pretensamente “sofisticado”.
A campanha amoral exibe um homem portando arma de fogo e, em suas mãos, duas raposas abatidas. A imagem desprovida de qualquer conteúdo ético mostra ainda um cão sugerindo que é explorado para matar outros animais.
A falta de consciência dessa marca, que foi criada em 1989, é estarrecedora. Enquanto o mundo se conscientiza de que a elegância e a beleza não combinam com crueldade e violência, esta empresa que tem apenas duas lojas em Curitiba faz exatamente o contrário.
As imagens estão disponíveis também no catálogo da empresa.
Manifeste seu repúdio e exija que a campanha publicitária seja imediatamente encerrada, com a retirada das peças do site e de outros veículos onde tenham sido expostas. Se desejar, use a mensagem abaixo, enviada pelo Olhar Animal como modelo para enviar à empresa no email: [email protected]
ASSUNTO: Temporada de caça ao estilo
Srs.
Escrevo para manifestar meu repúdio à campanha intitulada “Temporada de caça ao estilo”. Peças publicitárias exibindo animais mortos em caça (mesmo que se trate de uma simulação), bem como a exibição das armas de fogo são de extremo mau gosto e transmitem valores que gostaria de ver banidos, como a violência, a crueldade, o desrespeito à vida. A cada dia cresce a consciência sobre o valor da vida animal, seus direitos e o respeito devido a eles, porém os srs. dão este péssimo exemplo à população, alçando a covarde e execrável “caça” à condição de símbolo positivo de status e, pior, usando isto como inspiração para fazer moda. Que valores os senhores acham que estão difundindo?
Solicito que a campanha seja imediatamente encerrada e as peças retiradas do site e de outros veículos onde estejam sendo exibidas.