Entidades ambientalistas de Campinas, SP, ativistas vegetarianos independentes, e representantes do Conselho Municipal de Proteção de Defesa dos Animais fizeram um protesto ontem (28) à noite no Legislativo contra a matança de capivaras no Lago do Café. Eles também realizaram uma enquete para saber a posição dos 33 vereadores sobre o assunto. A maioria é contra o sacrifício, inclusive o líder de governo na Câmara, Francisco Sellin (PDT).
Dos 33 parlamentares ouvidos, 16 disseram ser contra a morte dos roedores e 14 afirmaram ser a favor de uma solução que impeça o massacre cruel e injustificável. Apenas três políticos não quiseram se posicionar sobre a polêmica: Jaírson Canário (PT), Sérgio Benassi (PC do B) e o presidente da Câmara, Pedro Serafim Jr (PDT).
Segurando cartazes amarelos, os vegetarianos usaram ainda faixas pretas na boca para protestar contra o uso da carne de animais na alimentação. Os cartazes traziam dizeres como: “matar é a solução de incompententes”, “O prefeito voltou atrás, nós não! Queremos as capivaras vivas”, e “O carrapato é o culpado e a capivara paga o pato? No final, os quase 30 manifestantes gritaram “Salvem as capivaras” com a sessão em andamento.
O grupo agora vai divulgar publicamente o resultado da enquete como os vereadores. “Fizemos isto porque os parlamentares precisam tomar uma posição”, afirmou Flavio Lamas, presidente do Conselho.
As informações são do jornal Correio Popular.