Maus-tratos de animais no bairro Jardim Primavera, em Uberaba (MG), revoltam moradores. A Sociedade Protetora dos Animais (Supra) recebeu denúncias de que dois cavalos estariam sendo maltratados.
Ao se deslocar até o endereço, Denise de Stefane Max, presidente da Supra, verificou que se tratava de uma família humilde usava dos animais para o trabalho diário. “Foram várias ligações que recebemos. O tutor até que trata dos cavalos, mas não tem condições para dar a alimentação adequada e remédios necessários”, explica.
Veterinário voluntário da Supra, Farley Gomides Torres afirma que a condição dos animais é grave. “Os cavalos estavam em estado de desnutrição e desidratação. Um deles apresenta mordidas de cachorro e o outro está com conjuntivite avançada e sofreu várias quedas”, relata.
A Supra se responsabilizará por todo o tratamento. Os animais serão encaminhados ao horto do município, onde receberão tratamento. “Agora quem decidirá se os animais vão voltar para o tutor é o juiz, não cabe à Supra. Nossa parte, que é de cuidar dos animais, será feita”, completou Denise.
O tutor dos animais, Arlipio Herculano da Costa, 66 anos, afirma que sempre cuidou dos animais muito bem, mas um deles foi “atacado” por um cachorro. “Eu estava cuidando, mas tive que trabalhar com eles na carroça. Agora, eles vão levar para cuidar dos cavalos, mas eu cuido deles e os quero de volta”, pediu.
Fonte: JM Online