Saiba por que vermifugar os animais domésticos é importante

           

Kethely Rodrigues
kethely_teteu@hotmail.com

A vermifugação deve ser sempre algo a ser observado com muito cuidado pelos tutores de cães e demais animais de estimação. Um ato simples que pode custar a vida do seu bichano!

Tive uma experiência não muito feliz com uma linda gatinha (persa) que criei antes de adotar a minha pequena panda (um shit zu preto com branco); a peguei com 35 dias de vida e passei da data da primeira vermifugação. Não tinha nenhuma orientação a respeito e fiz a primeira dose com intuito de dosá-la novamente após o período de 3 meses, como assim dizia a bula do vermífugo usado.

Bem, o resultado foi o pior possível; como ela ainda era bebê e não tinha anticorpos suficientes para combater os vermes, acabou perdendo a guerra, ou melhor, a vida. Infelizmente aprendi da pior forma possível! Atualmente faço a vermifugação dos meus pequenos de três em três meses.

E para aqueles que acabaram de nascer vai a orientação passada pelo médico veterinário – a vermifugação nessa fase é disposta em 1º ciclo e 2º ciclo. O primeiro ciclo começa com a aplicação da primeira dose de vermífugo no 15º dia de vida (que corresponde ao peso do animal – ver peso na bula e quantidade indicada); no 30º dia de vida repetir a dose; 45º de vida dar a terceira dose e no 60º de vida fechar o primeiro ciclo com a última dose de vermífugo.

Após trinta dias de fechado o primeiro ciclo, iniciar o segundo ciclo seguindo o mesmo ritual de quantidade de doses e espaço de tempo entre elas. Depois de passado os dois ciclos de vermifugação pode-se dar de três em três meses, ou até de seis em seis meses; a periodicidade das doses quem decide é o médico veterinário.


Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com