Por Marcela Couto (da Redação)
A primeira reação ao ver um cão todo amarrado e imóvel, jogado em um monte de lama, é de profunda tristeza – seguida de raiva.
Assim sentiu-se o oficial do controle de animais que encontrou um pit bull abandonado com o corpo preso por cordas na quinta-feira (22) pela manhã, na cidade de Bakersfield, Califórnia.
“Estou muito triste e revoltada”, disse Karen Marousek, membro de uma fundação de abrigos de animais local. “Quem fez isso nem sequer desejou que o animal sobrevivesse.”
Para o diretor do controle de animais local, Guy Shaw, trata-se de um crime de crueldade gravíssimo contra animais, e infelizmente o responsável ainda não foi localizado.
“Nossa esperança é de que o cão possa ser reabilitado e adotado”, disse a porta-voz do controle de animais, Kim Rodriguez.
Shaw revelou que, assim que os oficiais removeram as cordas do cão – amarradas de tal forma que causaram cortes na boca do animal e inchaços nas pernas – ele se mostrou muito doce e amigável.
Estima-se que o animal tenha permanecido abandonado no local, próximo a uma estrada, durante quatro ou cinco horas. As cordas que o amarravam pareciam com cadarços e havia uma corrente muito pesada em seu pescoço.
Foi solicitado que qualquer pessoa que tenha informações sobre o pit bull vítima de abuso entre em contato com o controle de animais. Duas pessoas já telefonaram e a investigação está sendo realizada.
Marousek ressaltou a importância de punir a pessoa que abusou do animal. “Existe uma conexão muito grande entre o abuso contra animais não humanos e humanos,” disse ela.
Com informações de Los Angeles Times