Por Giovanna Chinellato (da Redação)
O banimento de animais selvagens em circos pode ser determinado por uma lei, já aprovada pela população, no Reino Unido. Quando questionados sobre o uso de animais selvagens em circos, como leões e elefantes, 94,5% do povo britânico disse que o banimento era a melhor opção, levando em consideração os direitos dos animais. Um número ainda maior, 96%, disse que circos não deviam ter permissão para adquirir animais selvagens.
O ministro britânico de bem-estar animal, Jim Fitzpatrick, disse: “Eu concordo com a visão da grande responsabilidade do governo, de que manter animais selvagens em circos não é mais aceitável. Logo, estou determinado a banir o uso de animais em circos”.
A pesquisa, que consultou mais de 10 mil britânicos, estava conectada ao Animal Defenders International (ADI), que vem fazendo campanhas pela proibição de animais em circo há 18 anos.
O chefe executivo da ADI, Jan Creamer, disse: “Todos os animais em circos itinerantes têm a sua natureza comprometida pela falta de mobilidade do circo, com confinamentos severos, torturas e maus-tratos. Além do mais, esses animais não têm nenhuma proteção legal, já que não existem regulamentos protegendo-os pelo Animal Welfare Act. É preciso proibir isso”.
A lei de banimento inclui grandes felinos (como leões e tigres) e elefantes. Porém, infelizmente, animais domésticos como coelhos, gatos e cachorros ainda serão permitidos em circos no Reino Unido.
Com informações de Fox News