EnglishEspañolPortuguês

1º Bazar Vegano Floripa é realizado no próximo fim de semana

29 de junho de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)
1

No próximo sábado, dia 4 de julho, será realizado o primeiro Bazar Vegano no país que reconhece, aplica e internaliza diversas pautas sociais. O evento é autogerido por pessoas comuns, ou seja, sem patrocínio de nenhuma grande empresa ou organização. Boa parte dos custos para a realização deste evento está sendo viabilizada pela alocação dos espaços do salão da SAL (Sociedade Amigos da Lagoa). As inscrições para expositores já foram enceradas a 11 dias do evento, totalizando 58 equipes inscritas, isso significa mais de 100 pessoas expondo. Na rede social, espontaneamente, mais de 3 mil pessoas já mostraram intensão de comparecer para prestigiar o evento sem a organização ter feito nenhum anúncio pago, o que impressiona comparado as cidades do sul e sudeste do país, sendo que Florianópolis tem 25 vezes menos pessoas que São Paulo e 14 vezes menos que o Rio de Janeiro.
Esse bazar é feito tanto para pessoas veganas quanto para aquelas que ainda não veganas, por entender que veganismo é para todas as pessoas, mostrando que veganismo não é um movimento excludente, mas sim para integrar a todas espécies animais na consideração moral. Flyers e cartazes independentes foram produzidos para trazer mais visibilidade e informação sobre veganismo.
Um dos princípios desse bazar visa estimular pequenas iniciativas veganas artesanais, de economia solidária, portanto grandes empresas não compõe o quadro. Também não faz parte desse evento o uso de transgênicos, sal e açúcar refinados, excessos de farinhas brancas refinadas nas composições, glutamato monossódico, aspartame, corantes artificiais, gordura hidrogenada, suplementos proteicos, palmito, refrigerantes, bebidas alcoólicas, fumo e comercialização de produtos acompanhados de embalagens de isopor. O desuso de plásticos é apoiado, na medida do que for possível. Todos expositores também assumiram a responsabilidade por valores justos, sem cobrança abusiva.
Água não será comercializada no evento, pois será gratuita. Leve a sua caneca! Contentores para coleta de resíduos orgânicos serão distribuídos pelo salão, e um espaço de gratuidade reservado para o “cantinho das dádivas”, onde objetos são deixados e/ou retirados a vontade por qualquer pessoa, sem nada em troca.
Da abertura ao fechamento são 9 rodas de bate papo improvisadas no palco, com pessoas vindo de vários cantos do país, pela união dos movimentos sociais.

2

 
A organização não compactua com nenhum tipo de discriminação racial, de orientação sexual, de gênero, xenofóbica, classista, misantrópica, antinordestina, etarista, capacitista, bem como especista. Movimentos por justiça social se interligam, mesmo que algumas pessoas ainda não reconheçam.
Logo na entrada antes do salão, animais domésticos castrados e vacinados para adoção consciente, uma feira de orgânicos e um pequeno espaço para estacionar bicicletas. Pessoas se voluntariaram para dar oficinas livres, e o cair da tarde chega com bandas locais para aquecer a fria noite floripana.

3

Esse bazar surge como um meio, não um fim, e será observado. Com o crescimento da visibilidade vegana, eventos tomados por grandes interesses empresariais são uma realidade cada vez mais latente e impossíveis de serem controlados, causando desgaste e frustração a ativistas, mas podemos entender que em nossos eventos dependemos somente de nós mesmos, e quanto mais eventos forem realizados com seriedade, maiores as chances de resgatar as essências para mudança dos padrões. É um evento de cópia livre, feliz em presenciar o poder de toda essa união de forma mais autonomia.
Em meio a tanta degradação que ainda cresce numa velocidade muito maior.
Caminhar pela confiança, não pela fiscalização, em cada consciência, em nossa luta diária para nos melhorarmos, deixar de seguir pessoas e cooperar, deixar de bater palmas para usar as próprias mãos e fazer. Não é em vão.
Confirme a sua presença caso queira e possa comparecer:
Evento Público no Facebook
Página no Facebook (curta)
Data: 4/7, sábado
Horário Aberto ao Público: das 12h12 às 21h21
Valor: Entrada Franca
Local: Salão da SAL (Sociedade Amigos da Lagoa)
Endereço: Rua Henrique Veras do Nascimento, 350 – Lagoa da Conceição – Florianópolis-SC

Você viu?

Ir para o topo