Animais continuam sendo vítimas da irresponsabilidade do ser humano todos os dias. Na cidade de Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís, 30 cães foram abandonados em uma casa. Há mais de uma semana, a dona do imóvel saiu e não voltou para alimentar os cachorros e limpar o local.
De acordo com os moradores do bairro Maiobão, onde está localizado o imóvel, de longe é possível ouvir os latidos e sentir o mau cheiro que vem da casa. Por dentro, a situação é chocante. Os vizinhos conseguiram entrar e se espantaram com a situação dos cães. Eles afirmam que muitos estão machucados e doentes.
A sujeira deixa o local insalubre e inadequado para o convívio dos animais. Os cães ficaram completamente abandonados. Incomodados pelos latidos e pelo mau cheiro, os moradores aproveitaram a porta do quintal que ficou aberta e estão alimentando os cachorros.
A secretária Lilian Gomes, que é moradora do local, diz que a comunidade está incomodada com a situação. “Nós todos estamos incomodados. Eu tenho uma vizinha que está internada por conta dessa situação caótica porque, além dos maus-tratos com os animais, é muita sujeira. Tem carne podre aí dentro, tem rato morto. Enfim, tem uma sucessão de coisas que está nos incomodando e atingindo a nossa saúde”, afirmou em entrevista ao G1.
De acordo com a presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alynna Almeida, abandonar animais é considerado maus-tratos. Segundo Alynna Almeida, este crime tem aumentado durante a pandemia.
“A OAB tem recomendado à população que sempre que verificar um número crescente de maus-tratos e abandono dos animais, que faça a denúncia no Ministério Público e à Delegacia do Meio Ambiente através de fotos e vídeos, com o máximo de informação que puder”, explicou Alynna Almeida
Ninguém mais teve notícias da idosa que tomava conta dos animais. O que os vizinhos sabem é que uma sobrinha teria levado a mulher, que estava doente. Enquanto ela não retorna, os vizinhos se viram para cuidar dos animais e pedem ajuda para que os cães sejam resgatados.
A assistente social Maria de Fátima Santos, que também é moradora do bairro, revela que a situação só tende a piorar se nada for feito. “Os animais estão sem ninguém. A casa totalmente abandonada. A tendência é piorar mais a situação”, ressaltou.