EnglishEspañolPortuguês

Mais de 170 animais silvestres são devolvidos à natureza

30 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Mais de 170 animais silvestres foram soltos na manhã desta quinta-feira (28), na zona rural da região Serrana do Espírito Santo e Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) participaram da ação.

Canário-da-terra, uma das espécies soltas. (Foto: Divulgação/Google imagens)
Canário-da-terra, uma das espécies soltas. (Foto: Divulgação/Google imagens)

A libertação dos 175 animais foi acompanhada pelo biólogo e coordenador do Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), José da Penha Rodrigues, após estudos para escolha do local adequado e da autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Trinca-ferro, uma das espécies soltas. (Foto: Divulgação/Google imagens)
Trinca-ferro, uma das espécies soltas. (Foto: Divulgação/Google imagens)

Os animais silvestres soltos foram cinco jabutis, dois veados-catingueiro, uma preguiça e cento e sessenta e sete pássaros, sendo cinquenta e cinco canários-da-terra, oitenta e dois coleiros, e trinta trinca-ferros.

Todos os animais estavam devidamente marcados por anilhas, tendo um registro cuidadoso incluindo quantidade e sexo, além da produção de um registro fotográfico e boletim de ocorrência ambiental.

Os animais encaminhados pelo BPMA ao Cereias passaram por avaliação veterinária e foram medicados e tratados. Após recuperação, todos passarão por uma nova avaliação com o biólogo José da Penha que vai dizer se estão aptos ou não para a reintrodução na natureza.

De acordo com o coordenador do Cereias, a maioria dos animais recepcionados pelo centro são provenientes das ações de recolhimento do BPMA em todo o Estado. Nos últimos cinco anos, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental recolheu 16.224 animais silvestres, sendo 5.695 somente no ano de 2012.

Coleiro, uma das espécies soltas.  (Foto: Divulgação/Google imagens)
Coleiro, uma das espécies soltas. (Foto: Divulgação/Google imagens)

De acordo com o sargento Marcelo Henrique que participou da soltura, o BPMA está realizando um trabalho incansável de educação ambiental em todo o Estado através de palestras para um público diversificado e a participação de eventos com a temática Meio Ambiente. “Durante esses eventos, incentivamos as pessoas para que façam a entrega voluntária dos animais silvestres que estejam em cativeiro de forma irregular”, disse.

Fonte: Folha Vitória

Você viu?

Ir para o topo