Mais um escândalo em Portugal. Morte de 16 cães em um centro de concentração: canil municipal de Lousã (Região de Coimbra, “capital dos estudantes”). Você tem orgulho do seu veterinário municipal? Outro assassino que encontrou o seu diploma “made in China” num sorteio.
Apesar dos atos bárbaros, denunciados através do mundo, praticados nos canis municipais de Leiria, Lisboa, Aveiro, Evora,Coruche, entre outros,agora o veterinário municipal do canil de Lousã não quis ficar para trás e resolveu assassinar em 16 cães sadios, alguns já identificados, esterilizados, que tinham futuros adotantes.
E que os veterinários municipais de Portugal estão a fazer o concurso do “Veterinário Municipal mais podre do país” ? Isso são assassinatos e não eutanásias : uma verdadeira falta de respeito pelos animais e pelos protetores dos animais, como a Associação Louzanimales (associação privada) que ajudava os animais do dito canil. Havia uma colaboração exemplar entre entre as duas instituições. A Associação Louzanimales ficou chocada quando soube das mortes. A Associação Louzanimales sequer foi informada das intenções do veterinário, pois se assim fosse poderia ter evitado o massacres.
Portugal coleciona os atos de crueldades contra os animais em muitos canis municipais: é uma vergonha para a imagem desse país. A passividade do Governo e das autoridades competentes é uma prova das mentalidades arcaicas de Portugal.
O veterinário de Lousã, da mesma maneira que os veterinários dos outros canis municipais que praticam esse tipo de massacres e torturas para com os animais, deveria ser destituído das suas funções porque sua paixão é abater e não salvar animais.
Estou farta de ser confrontada diariamente com esses horrores. Então, sempre que tomo conhecimento de tais escândaloscontra os animais, difundo-os através do mundo. Quero que os países vejam o verdadeiro rosto de Portugal. Não há uma pessoa no Governo capaz de fazer alguma coisa para mudar essa situação?
Governo português: você não tem vergonha? Essas situações horríveis e as chamadas ao socorro dos cidadãos lhe divertem ? Portugal é um Estado-Membro do Conselho da Europa que se comprometeu a aplicar a Convenção Europeia para a Proteção dos animais de Companhia: Portugal não respeita nem a sua Legislação Nacional, nem a Convenção Europeia/
A Comissão Europeia não tem intenções de intervir? Noto que tal país está cheio de pessoas “engravatadas” incompetentes e retrógradas. Enquanto for assim, a condição animal nunca evoluirá no país.
Sou de origem portuguesa e vivo na França, tenho unicamente a nacionalidade francesa, pois tenho vergonha de ter sangue português por causa dos maus-tratos habituais aos animais (sou protetora, adoro os animais e não aceito que lhes façam mal).
Não tenho nenhum bem em Portugal e nunca terei nada neste país que, além disso, tem cada vez menos turistas, o que é totalmente compreensível. Os Presidentes das câmaras municipais são os superiores hierárquicos dos Veterinários Municipais e espero, Senhor Presidente da câmara municipal de Lousã, que você agirá de forma ética e comprometida. Este doente não está no seu lugar. Peço, Sr. Presidente, que mostre enfim o bom exemplo aos cidadãos portugueses.
Christine Ferreira