Por Walkyria Rocha (da Redação)
A New York Class, uma empresa de advocacia para o bem estar animal, sem fins lucrativos, da cidade de Nova York, tem se dedicado a abolir a indústria de transporte a cavalo na cidade já há algum tempo. Recentemente, o grupo declarou vitória contra uma das maiores e mais ultrapassadas formas de turismo e crueldade animal na Big Apple. As informações são do Global Animal.
A organização fez uma série de propagandas contra Christine Quinn, ex-candidato nas eleições primárias para prefeito, que era abertamente favorável à manutenção dessa indústria desumana. Com Quinn fora da corrida, pode-se dizer com certeza, que esta indústria antiquada finalmente terá fim em breve. Bill de Blasio e Joe Lhota, ambos os candidatos a prefeito, se comprometeram a acabar com charretes da cidade puxadas a cavalos, se for eleito em novembro deste ano.
A NY CLASS publicou uma série de anúncios influentes contra a Presidente do Conselho Christine Quinn, enviou um e-mail na tarde de quinta-feira (10) para seus apoiadores declarando que “não importa quem vença a eleição geral em novembro, esta indústria está chegando ao fim, e os cavalos serão levados para abrigos dedicados à causa”.
De Blasio, o candidato democrata, prometeu abolir as carroças do Central Park ainda durante sua primeira semana no cargo. Joseph Lhota, o candidato republicano, também apóia banir as carruagens. Ambos gostariam de ver as carroças substituídas por algum tipo de veículo motorizado.
“E, francamente, se Christine Quinn tivesse ganho a eleição primária para prefeito, essa indústria cruel teria se transformado em algo ‘comum’ para a cidade”, escreveu o diretor executivo NYCLASS Allie Feldman no e-mail enviado a simpatizantes. “Mas porque vocês nos deram os recursos para derrotá-la, sabemos que não importa quem vença a eleição geral em novembro, esta indústria está chegando ao fim e os cavalos serão levados para lares amorosos”, já que ambos os candidatos a prefeito, Bill de Blasio e Joe Lhota, se comprometeram a parar com a indústria de cavalo de tração, “eleitores humanitários mudaram toda a dinâmica nesta cidade”.
Um dia antes, conforme relatado no e-mail, um cavalo chamado Chris se assustou e um carro capotou na Oitava Avenida. De acordo com uma nota do Daily News sobre o incidente, nem os passageiros nem o cavalo estavam visivelmente feridos. Feldman ainda aguarda o relatório oficial.
Ela chamou o incidente de “outro lembrete assustador de por que é hora de acabar com essa indústria desumana”.
Ela pede então aos destinatários do e-mail que “façam uma contribuição de 5 dólares ou mais para que NYCLASS possa continuar a lutar contra os maus tratos aos cavalos de tração e manter a responsabilidade dos políticos que elegemos para o próximo ano”.
No início deste mês, um condutor de carroças, nascido em Kentucky, ligou durante uma entrevista no “Brian Lehrer Show” com Blasio e perguntou como ele se justifica, dizendo que dentro de sua primeira semana como prefeito, talvez o seu primeiro ato no cargo será se livrar das famílias que trabalham com cavalos de tração.
“Penso que há uma boa e viável alternativa, que é ter uma réplica dos carros antigos, com motor elétrico que são limpos e dará aos turistas uma boa experiência e também aos que agora possuem cavalos de tração uma oportunidade de emprego”, ele respondeu.
“Então eu estou bastante interessado em assegurar que são empregos para pessoas trabalhadoras. Serão apenas diferentes e mais humanos”.