Muitas histórias de prisão e confinamento terminam em sofrimento. Por isso, devemos celebrar aquelas que quebram esse padrão e terminam em liberdade. Uma dessas é a história da ursa peruana Cholita, que passou 20 anos presa até que, em 2015, conseguiu ser levada de volta para a natureza em um santuário no Colorado, com ajuda da organização Animal Defenders International.
A ursa era um animal de circo no Peru. Lá, segundo NPR, além de ser obrigada a se apresentar, suas garras foram removidas, seus dentes quebrados e ela perdeu quase todo seu pelo. Depois de dez anos desse tratamento, o circo foi fechado por irregularidades e os animais foram transferidos para um pequeno zoológico no norte do país.
A ursa teve que esperar mais dez anos para que o resgate chegasse. Por ser uma espécie de urso dos Andes em risco de extinção, ela também teve que esperar aprovação especial para a transferência. Seu destino foi o Wild Animal Sanctuary, no Colorado – um dos únicos nos EUA capaz de lidar com carnívoros grandes.
“Estamos muito, muito agradecidos por como todos se juntaram por ela – as autoridades americanas e peruanas, o zoológico onde ela estava em custódia temporária e o santuário que será a casa dela” disse Jan Creamer, o presidente do Animal Defenders International, ao NPR na época.
Dando seus primeiros passos em liberdade, a ursa parecia muito feliz e emocionou todos que estavam presentes.