(da Redação)
Na primeira operação deste ano, em Caruaru, o Ibama PE apreendeu na manhã desta terça (23), 123 aves na Feira da Sulanca da cidade. A operação aconteceu em conjunto com a Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil, onde 8 pessoas foram autuadas e conduzidas a Delegacia Regional. Foi feito um novo flagrante e, na residência de um dos autuados, o senhor Carlos José de Miranda, foram encontradas ainda 20 gaiolas de captura e mais 4 aves. Ele foi preso e saiu após ter pago fiança.
Entre as aves apreendidas, estavam o pintassilva ave ameaçada de extinção, bigodinhos, galos-de-campina, azulões, patativas, caboclinhos, rolinhas, concriz e sabiás. Alguns bichos já passaram por triagem e foram devolvidos à natureza.
No ano passado, mais da metade dos animais silvestres apreendidos pelo Ibama foram apreendidos na Feira de Caruaru. O hábito de comercializar animais silvestres parece persistir por lá, assim como as operações do Ibama. O Ibama alerta que manter animais silvestres – em qualquer quantidade – é crime ambiental e resulta em multas e processos criminais.