Com uma média atual de 150 procedimentos por mês, o serviço de castração de cães e gatos na cidade ganhará um reforço a partir do próximo dia 30, quando entrará em operação o Petmóvel, um veículo adaptado com salas de cirurgia que levará o procedimento gratuito até os bairros para facilitar o acesso da população. Além do controle da natalidade, a iniciativa permitirá à Prefeitura fazer o cadastro e a identificação dos bichos para um censo animal mais próximo da realidade. Só neste ano, de janeiro a agosto, 1.254 animais foram castrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funciona em César de Souza, na Estrada Santa Catarina.
“Identificamos a necessidade de ampliar o serviço de castração porque existe uma demanda grande na cidade, mas muitas pessoas não têm acesso a ele por causa da localização do CCZ, que fica afastado da região central. A solução que encontramos foi implantar um serviço itinerante, que levará o procedimento até mais próximo de onde os animais vivem”, justifica Marcello Cusatis, secretário adjunto de Saúde de Mogi das Cruzes.
O Petmóvel é, na realidade, um trailer adaptado com salas de cirurgia e de recuperação que ficará estacionado nos bairros [num prédio administrativo como posto de saúde ou escola, por exemplo] por períodos que vão variar de acordo com a demanda – três dias, uma semana, num final de semana. “Haverá um controle administrativo para definir como será o atendimento de acordo com as necessidades de cada região”, explica Cusatis.
Fonte: O diário de Mogi