Todo mundo sabe que uma boa dieta vegetariana pode conter todos os nutrientes necessários para se viver saudavelmente. A chave para isso é a variedade de comidas e a quantidade correta de alimentos que você deve ingerir para suprir suas necessidades calóricas.
Há diversos livros que podem lhe ajudar a montar uma dieta vegetariana, mas o ideal é sempre consultar um profissional de nutrição que possa auxiliá-lo a montar um cardápio de acordo com sua idade e necessidades específicas. E lembre-se: entre os nutrientes necessários para um equilíbrio alimentar estão as quantidades certas de proteína, ferro,cálcio, zinco e vitamina B12.
Abaixo, algumas dicas básicas para você se familiarizar com a dieta vegetariana, caso tenha iniciado uma há pouco tempo ou esteja pensando a respeito.
1. Pense na proteína
A proteína para suas refeições pode ser facilmente encontrada em uma série de alimentos em vez da carne. Feijão, nozes, ervilhas e produtos à base de soja são alguns exemplos. Uma alimentação à base de proteína vegetal é naturalmente pouco gordurosa.
2. Fique atento às fontes de cálcio
O organismo usa o cálcio para os ossos e os dentes. Para começar, dê preferência para os alimentos enriquecidos com cálcio e que vão de cereais a suco de laranja. Alguns vegetais de folhagens escuras (como a couve ou mesmo as folhas do rabanete) também possuem alguma quantidade de cálcio.
3. Faça pequenas substituições para deixar a refeição mais rica
Muitos pratos vegetarianos podem ajudá-lo a cortar o consumo das gorduras saturadas e a ingestão de colesterol. E a variedade vai ajudá-lo a comer mais e melhor. Experimente espaguete com molho pesto, pizza vegetariana, lasanha de berinjela (caso você inicie por uma dieta lactovegetariana).
4. Churrasqueira também é uma ótima ideia
Você não precisa comer apenas alimentos cozidos. Uma grelha e alguns carvões podem inspirá-lo a fazer alimentos de formas diferentes e com sabor único. Além disso, você pode usar a própria cinza do carvão, ainda quente, como um forno natural e inventar mais ainda.
5. Feijões e ervilhas
São alimentos altamente nutritivos. Na dieta típica brasileira, o arroz (que pode ser o integral) e o feijão são alimentos de todo dia. Não os deixe fora de seu cardápio.
6. Versões vegetarianas de alimentos
Carne ou salsicha de soja. Algumas lanchonetes mais atenciosas chegam a oferecer uma versão vegetariana e bastante saborosa do hambúrguer. Tudo tem uma versão vegetariana que, entre outras coisas, tem menos gordura que os alimentos originais.
7. Não é preciso ir apenas a restaurantes vegetarianos
A maioria dos restaurantes por quilo tem boas opções de saladas, vegetais cozidos ou mesmo fritos. Além disso, é possível combinar massas com molhos sem carne alguma.
8. Nozes em vez de bacon
Uma ótima opção para quem está começando uma dieta vegetariana e quer se livrar de alimentos altamente calóricos (como o bacon) são as nozes e amendoins. Detalhe: são tão calóricos quanto a opção não vegetariana e irresistíveis.
9. Vitamina E: sempre de olho nela
Esta é mais difícil de achar, mas nada que seja impossível: sementes de girassol, amêndoas e avelã, por exemplo, contêm a vitamina.
10. Escolha a gordura com cuidado
Sim, ingerir um mínimo de gordura é necessário (ácidos graxos são essenciais para o organismo), seja na forma de azeite ou de óleo de soja. Mas as nozes e gergelim dão conta do recado, caso você prefira.
Fonte: Gazetaweb