Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
Enfim livres do cativeiro, 33 leões serão transportados de circos na América do Sul diretamente para as savanas africanas na maior operação de resgate já vista.
Os leões serão resgatados de circos no Peru e na Colômbia e embarcarão em um voo para a África do Sul, para viverem o resto de suas vidas livres em seu habitat natural. O transporte aéreo de tantos animais selvagens de uma vez é considerado um feito inédito, que levará todos a um santuário em Joanesburgo.
Os leões sofreram muito no cativeiro e exploração do circo, vários tiveram suas garras cortadas e outros se recuperam de fraturas e dentes quebrados.
A operação será realizada nessa sexta-feira e foi organizada e financiada pela organização internacional Animal Defenders International. O grupo, sediado em Los Angeles, trabalhou por anos para sancionar leis que proibissem a exploração animal em circos na América do Sul.
A condição deplorável dos leões nos circos peruanos e colombianos foi suficiente para justificar o resgate, embora muitos outros animais ainda estejam sofrendo nas mesmas condições e a luta tenha apenas começado.
Em declaração oficial, a Animal Defenders International informou que um avião de carga irá buscar os primeiros nove leões em Bogotá e os vinte e quatro restantes em Lima, depois seguirá para Joanesburgo.
“Será emocionante e satisfatório ver esses leões correndo pelas savanas,” disse o vice-presidente da ADI, Tom Phillips. “É um dos maiores resgates qu já vi; nunca na história tantos leões foram resgatados na América do Sul e voaram direto para a África. Parece um conto de fadas.”, finaliza.