EnglishEspañolPortuguês

FINAL FELIZ

Porquinho resgatado após cair de caminhão vai viver em santuário

Baby Pig, como passou a ser chamado, deixou a vida de exploração e sofrimento no passado para viver feliz e cercado de amor

16 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Eveline Poncio/NSC TV

Um filhote de porco que caiu de um caminhão na BR-101 em São José, no estado de Santa Catarina, teve sua vida transformada após ser resgatado por uma bióloga que se comoveu com o sofrimento do animal. Levado a uma clínica veterinária, ele recebeu tratamento durante três semanas e agora aguarda para ser transferido para um santuário em São Paulo. Ao contrário de milhares de porcos explorados para consumo humano, Baby Pig, como passou a ser chamado, viverá cercado de amor e longe do sofrimento.

Socorrido no dia 23 de maio após cair da carreta, o filhote teve sua vida salva pela bióloga Rosa Elisa Villanueva, que parou o trânsito para resgatá-lo. “Tentei parar o trânsito por longos minutos, até que motoqueiros e carros pararam no acostamento e me perguntaram o que estava acontecendo. Quando essas pessoas entenderam o que estava acontecendo e viram o porquinho se arrastando, me ajudaram e conseguimos parar a BR-101. Imediatamente corri e peguei o porquinho”, contou a bióloga ao G1.

Na ocasião, Rosa foi criticada por funcionários da concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho da rodovia onde ocorreu o acidente. “Falaram que a empresa tem convênio com veterinário e o porquinho ia ser encaminhado para lá, mas eles não tinham nem caixa de transporte, assim decidi eu mesma levar o porquinho até a base (que fica em Biguaçu)”, comentou.

Foto: Eveline Poncio/NSC TV

No entanto, ao chegar na base, uma funcionária da concessionária se negou a prestar socorro ao porquinho, que estava sentindo dor, e alegou que o atendimento só era feito quando o animal era resgatado por colaboradores da concessionária. Preocupada com o bem-estar do filhote, Rosa o levou para uma clínica veterinária.

Após a omissão de socorro, a empresa foi notificada pelo Procon de Santa Catarina. O órgão pediu que a concessionária explicasse se foi negado socorro ao animal e se houveram possíveis falhas na prestação do serviço. Na época, a Arteris Litoral Sul publicou nota por meio da qual informou que “tem como procedimento efetuar o resgate de qualquer animal em situação de risco em suas rodovias”. Disse ainda que “a chamada de acionamento via 0800 da concessionária não foi clara – a ponto de nossa central enviar uma ambulância ao local, visto que a situação reportada demonstrava se tratar de uma pessoa precisando de socorro”.

Corrente do bem

Após o resgate do porquinho, uma corrente do bem se formou entorno do animal que será transferido para o santuário da ONG Bendita Adoção, de São Paulo, nesta quarta-feira (16). De acordo com a bióloga Rosa Elisa, Baby Pig ainda está mancando porque foram colocados “ferros” na pata traseira quebrada durante o acidente. Apesar disso, o filhote já ganhou peso e está se recuperando bem.

“A veterinária que trabalha no santuário está vindo de caminhonete de São Paulo para pegá-lo. Lá ele será encaminhado para um hospital veterinário para continuar o tratamento”, disse a bióloga. O tratamento – incluindo a cirurgia e fisioterapia realizadas pelo animal – serão pagos por meio de doações.

Foto: Rosa Elisa/Arquivo Pessoal

No dia em que sofreu o acidente, o porquinho estava sendo transportado por um caminhão que o levaria a uma fazenda para que ele engordasse até ser morto ou para o matadouro. O destino certo do animal não foi descoberto. O que se sabe é que foi necessário cair de um veículo em movimento para parar nas mãos de pessoas que o enxergavam como uma vida digna de respeito e não como uma mercadoria.

Usando uma bandana feita exclusivamente para ele, Baby Pig seguirá para seu novo lar em São Paulo, onde será cuidado por voluntários que se dedicam a salvar animais de diversas espécies, inclusive cachorros e gatos. A maior parte dos animais está disponível para adoção responsável. Para adotar ou auxiliar a entidade com doações, basta entrar em contato com a Bendita Adoção através das redes sociais.

Você viu?

Ir para o topo