Um filhote de lontra com dez dias de vida foi encontrado abandonado no último fim de semana pela Polícia Ambiental em Cotia (SP) e levado com urgência para tratamento no Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), na capital paulista. O animal ainda não tinha aberto os olhos e continha resquícios do cordão umbilical.
Segundo o Daee, a lontra corre risco de morrer devido ao seu frágil estado. O recém-nascido recebe alimentação especial a cada duas horas, tratamento que deve prosseguir por, pelo menos, dois meses. Após este período, o filhote será enviado a um criadouro autorizado.
A lontra (Lontra longicaudis) é um mamífero aquático que se alimenta, principalmente, de peixes e crustáceos de água doce. Encontrado em várias partes do país, seus ninhos são feitos em tocas de barranco ou árvores ocas. O animal está na lista vermelha União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na tradução do inglês), como espécie com risco baixo de extinção.
Fonte: G1