(da Redação)
A audiência de Ottawa que apela a decisão da Organização Mundial do Comércio, que confirmou a proibição da importação de produtos derivados de foca na União Europeia, está marcada para começar hoje. As informações são do Daily Business Buzz.
A Ministra do Meio Ambiente, Leona Aglukkaq, irá defender que a caça é humana, sustentável e bem regulada, quando aparecer perante a OMC, em Genebra, para uma audiência de três dias.
A OMC confirmou a proibição da importação de produtos derivados da foca para a UE em novembro, citando preocupações morais públicas de bem-estar animal. Aglukkaq afirma que os críticos da matança estão baseando suas opiniões em mitos, desinformação e emoção equivocada.
Defensores dos direitos animais dizem que a caça comercial é uma chacina desnecessária e que a decisão foi uma grande vitória que protege esses mamíferos marinhos. Mas os caçadores Inuit, entre outros, defendem que a proibição europeia vai acabar com os principais mercados internacionais.
A caça comercial de focas de Newfoundland na primavera passada assassinou cerca de 91 mil animais, contra 69 mil no ano anterior, mas muito aquém da quota federal de 400 mil.