Na quinta-feira (12), A PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizou o resgate de 101 pássaros silvestres, que estavam sendo maltratados, no município Ribeira do Pombal, localizado a 271 km de Salvador.
O flagrante ocorreu no km 160 da BR-110, quando os policiais encontraram as aves dentro de uma casa localizada em um dos assentamentos do Movimento Sem Terra. No local haviam diversos viveiros e gaiolas contendo 101 aves silvestres.
De acordo com a polícia, ao verificar a situação, os policiais perceberam que os animais estavam sem alimentação e sem água. Além disso, o homem que estava sob posse dos animais não possuía a autorização ambiental para manter as aves.
Foram resgatadas aves das espécies Cardeal, Coleira, Azulão, Papa-Capim, Cancã; Assanhaço, Trinca-Ferro e Maritaca.
Ainda conforme a PRF, o homem que estava sob posse dos pássaros afirmou que revenderia as aves no estado de Sergipe. A ocorrência foi encaminhada para o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), local.
Fonte: R7
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.