EnglishEspañolPortuguês

O ninho da mãe ganso pegou fogo, mas mesmo assim ela se recusou a deixar seus ovos

12 de maio de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Por Dudu Zen (da Redação)

ganso
Foto: Tim White

Em uma extraordinária demonstração de devoção maternal, uma gansa muito dedicada dá razão de sobra para provar que o instinto de uma mãe pode transceder o de sobrevivência ao sacrificar seu próprio corpo para salvar seus bebês. As informações são do The Dodo.
O especialista em vida selvagem Tim White estava descartando uma papelada de seu escritório no Condado de Erie em Ohio, nos Estados Unidos, quando viu uma fumaça aumentando próximo a um dos cantos do prédio. White correu pra investigar e descobriu uma gansa canadense mantendo-se muito firme no chão, em meio a um fogo que cercou seu ninho com seis ovos, segundo o Sandusky Register.
Foto: Tim White
Foto: Tim White

“Era um pequeno incêndio, mas ela estava sentada bem no meio dele”, White contou ao The Dodo. “Ela estava na pior das situações. Estava sentada sobre os ovos tentando protegê-los”.
Mesmo quando White correu para apanhar baldes que extinguir as chamas, a mãe ganso não se moveu, apesar de suas penas terem queimado e chamuscado com o fogo.
“Ela provavelmente ficaria sentada ali até morrer”, disse White.
Uma vez que o fogo foi apagado, White levou as autoridades a acreditarem que o fogo não havia sido acidental. Na base do ninho já cinzento, agora havia muitas bitucas de cigarro que, conforme White, pareciam ter sido colocadas ali intencionalmente.
White chamou o delegado e os funcionários de reabilitação da clínica de animais Back to the Wild para recolher a ave e os bebês de sua ninhada. Apesar de ficar com as asas de voo e do rabo debilitadas por conta do fogo, o animal se sente bem e deve melhorar.
Foto: Tim White
Foto: Tim White

Foto: Facebook/Back To The Wild
Foto: Facebook/Back To The Wild

Embora diversos ovos estivessem visivelmente queimados e nenhum possa ainda gerar uma vida os salvadores da clínica dizem que o mínimo que podem fazer pela mãe é dar a eles uma chance de lutar.
“Nós estamos mantendo eles na incubadora por via das dúvidas,” disse o membro da equipe Sammie Zilla ao The Dodo. “Se eles acabarem chocando, voltarão para a mãe e a deixaremos tomar conta de seus bebês aqui, para depois eles serem soltos juntos.”
Foto: Facebook/Back To The Wild
Foto: Facebook/Back To The Wild

Entre aqueles que esperam que um dia a devota mãe ganso encontre os bebês que lutou tanto para salvar, está aquele que foi sortudo o suficiente para encontrá-la a tempo.
“Há muitos finais tristes lá fora”, disse White. “Espero que esta história tenha um final feliz.”
 

Você viu?

Ir para o topo