EnglishEspañolPortuguês

Vídeos de gatos aumentam energia e emoções positivas

19 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Thomas Pete/Reuters
Foto: Thomas Pete/Reuters

Ao pesquisar apenas a palavra “cat” (“gato”, em português) no site de partilha de vídeos YouTube, encontramos 31 milhões de entradas. Os vídeos de gatos – a brincar com um novelo de lã, a saltar, com montagens ou até vozes humanas – tornaram-se uma forma de passar o tempo, um hobby ou apenas uma maneira de ganhar uns segundos de descontracção a meio de um dia de trabalho. Um novo estudo diz que os efeitos da visualização destes vídeos são mais profundos do que apenas uma gargalhada.
De acordo com uma investigação da Universidade do Indiana, nos Estados Unidos, os vídeos com gatinhos dão mais energia a quem os vê, diminuem as emoções negativas e aumentam a produtividade.
Estas conclusões advêm de uma amostra de sete mil pessoas que responderam a um questionário sobre os seus hábitos de pesquisa de vídeos online e o impacto que estes têm no seu estado emocional. Depois de analisar as respostas, Jessica Gall Myrick, responsável pelo estudo e professora assistente na instituição de ensino, concluiu que 72% dos inquiridos admitiram sentir-se melhor depois de ver um vídeo de gatos – tiveram menos sensações negativas, como ansiedade, aborrecimento ou tristeza e sentiram-se mais relazados.
Os resultados mostraram ainda que o bem-estar obtido depois desta visualização superou também a culpa de terem “perdido tempo” a ver o vídeo em vez de completarem a tarefa que tinham em mãos, uma vez que a maioria disse ver vídeos de gatos enquanto estudam ou trabalham. “Mesmo que estivessem a assistir a estes vídeos enquanto procrastinavam ou deviam estar a trabalhar, a compensação emocional pode realmente ajudar as pessoas a fazer tarefas difíceis a seguir”, explica a investigadora.
“Algumas pessoas podem pensar que ver vídeos de gatos online não é um tópico sério para uma investigação académica mas a verdade é que este é um dos usos mais populares da Internet hoje em dia”, disse Myrick, acrescentando que “como investigadora de meios de comunicação” sentiu a necessidade de juntar e aprofundar os dados “sobre este fenómeno de cultura pop”.
Os vídeos com gatos são a categoria mais procurada e vista do YouTube, com 26 mil milhões de visualizações só em 2014. O YouTube foi precisamente o site mais utilizado para procurar estes vídeos, logo seguido da rede social Facebook e do site BuzzFeed.
O estudo foi publicado na revista Computers in Human Behaviour e divulgado no site da Universidade do Indiana na terça-feira.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Lifestyle

Você viu?

Ir para o topo