EnglishEspañolPortuguês

Vazamento de óleo mata 10 toneladas de peixes na Bahia

25 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um acidente ambiental causado pelo derramamento de óleo no Riacho do Camisão, nas imediações da cidade de Riachão do Jacuípe (a 183 quilômetros de Salvador – BA), provocou a morte de mais de 10 toneladas de peixes, de acordo com informações de técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

O óleo se espalhou no manancial depois que um caminhão virou na BR-324. O riacho do Camisão é um dos principais afluentes do Rio Jacuípe. Mais de 13 mil litros de óleo foram derramados. Outros animais, como galos, galinhas e porcos, que beberam a água contaminada, também morreram.

O principal risco é que a chuva, que ameça cair sobre a região, transporte a água contaminada até o Rio Jacuípe. A empresa responsável pelo caminhão, a Nacional Asfalto, enviou uma equipe na manhã de quarta-feira, 24, para retirar os animais mortos do riacho e fazer a limpeza do solo atingido. Segundo um técnico do IMA, a limpeza deve durar entre cinco a oito dias.

Ainda não se sabe que tipo de óleo contaminou a água do riacho. No entanto, é comum em acidentes deste tipo que a substância lançada diminua o índice de oxigênio no manancial hídrico, matando por asfixia não apenas os peixes, mas várias outras espécies de animais do habitat.

Fonte: A Tarde

Você viu?

Ir para o topo