EnglishEspañolPortuguês

Urso é salvo de queda fatal após saltar para baixo de ponte na Califórnia

5 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A história não é recente, mas vale o registro. Um urso precisou ser resgatado das vigas de concreto da Rainbow Bridge, ponte de mais de 24 metros de altura, após saltar amedrontado sobre o parapeito. Havia tráfego de carros nas duas vias, o que o assustou e o obrigou a pular da ponte para evitar que fosse atropelado. O caso aconteceu na região de Truckee, Califórnia, em setembro de 2007, ano em que muitos ursos foram atropelados no local ou capturados por moradores da região.

O resgate mobilizou cerca de doze voluntários, entre membros da organização BEAR League, alpinistas e policiais. A operação foi dificultada pelo porte do urso, com peso estimado em 120 kg, e pelo local onde ele havia se agarrado, logo abaixo da ponte e com perigo iminente de queda. Ele precisou ser sedado e colocado em uma rede especial para ser resgatado

Para se livrar dos carros, o urso saltou por volta das 15h do sábado e resistiu por quase 24 horas pendurado na Rainbow Bridge. No primeiro momento, os policiais deixaram o urso sozinho sobre a estrutura de concreto e foi somente no dia seguinte, quando encontraram o animal dormindo sobre uma viga de apoio embaixo da ponte, que decidiram mobilizar uma equipe para salvar o animal.

Foi necessário a experiência de alpinistas para conseguir instalar a rede sob a ponte e de um oficial do Controle de Animais do Condado de Nevada para acertar o animal com o tranquilizante.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mesmo após atingido pelos dardos, o urso continuou resistindo aos efeitos tranquilizantes, o que preocupou os voluntários, que temiam a queda do urso fora dos limites da rede. Após perceberem um momento de tranquilidade do animal, um voluntário equipado com roupas de proteção e com a ajuda de um cabo, empurrou o urso para a rede, evitando o pior.

Ainda um pouco sedado, o urso foi levado até o chão com uma plateia de mais de cem pessoas que vibrou e aplaudiu a operação de salvamento. Após o término da operação ele foi levado pelos voluntários da BEAR League para longe da multidão, onde pode descansar e em seguida foi devolvido ao seu habitat.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você viu?

Ir para o topo