EnglishEspañolPortuguês

PANTANAL

Unidades móveis de pronto atendimento atendem animais vítimas de incêndios em MT

Equipadas com objetos de contenção - como rifles com dardos tranquilizantes de uso veterinário - e outros equipamentos, as unidades móveis permitem que animais de pequeno, médico e grande porte sejam socorridos

28 de setembro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Sema-MT

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) disponibilizou duas unidades móveis de pronto atendimento para que animais silvestres vítimas dos incêndios no Pantanal possam ser socorridos. Veterinários que trabalharão exclusivamente nos resgates desses animais estarão a bordo dos veículos.

De acordo com a pasta, recursos do Programa REM foram usados para a contratação do médico veterinário Rogério Leonel Vieira, que tem especialização em clínica e cirurgia de animais silvestres, especialidade na qual atua há 20 anos.

O objetivo da parceria com as unidades móveis é apoiar o trabalho de manejo da fauna silvestre realizado pelo Ibama. Para isso, as regiões onde o fogo tem destruído a vegetação serão monitoradas, possibilitando possíveis resgates.

Através desse projeto, será possível avaliar de maneira constante a estrutura para atendimento dos animais. De acordo com a Secretaria, atualmente a emergência ambiental é nível 1, o que significa que poucos animais estão precisando de socorro.

Foto: Sema-MT

Equipadas com objetos de contenção – como rifles com dardos tranquilizantes de uso veterinário – e outros equipamentos, as unidades móveis permitem que animais de pequeno, médico e grande porte sejam socorridos.

Com carrocerias adaptadas e climatizadas, os veículos são usados pela equipe especializada da Sema em parceria com veterinários de ONGs credenciadas junto ao governo federal.

Você viu?

Ir para o topo