EnglishEspañolPortuguês

UIPA mantém delegacias para combater a violência contra animais em nove cidades

26 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Os maus-tratos contra animais e a falta de representação na região motivaram a criação da Delegacia de Proteção Animal da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) – Alto Tietê, que, desde 2005, atende nove cidades da região. O delegado regional José Roberto de Almeida e um grupo de 80 agentes recebem diariamente entre 12 a 15 ligações com denúncias de maus-tratos.


O Canil da delegacia regional da Uipa tornou-se o novo lar de vários animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Foto: Daniel Carvalho/ Mogi News


O atendimento a cada caso visa mudar o comportamento de quem descumpre a legislação. “A grande maioria dos casos são resolvidos com ações de visita, fiscalização e orientação”, explica Almeida. Para a conscientização da tutela responsável, o grupo realiza palestras em escolas, igrejas, condomínios e entidades sobre os cuidados e as vacinas necessárias.

No dia 29, o tema será discutido na sede do Rotary Club de Santa Isabel. De acordo com o delegado, em breve, por meio de uma parceria como outra Organização Não-Governamental, será iniciada a castração de cães e gatos nos bairros de Mogi das Cruzes. O primeiro local a ser beneficiado será o Conjunto Jefferson. A ideia é que a cada fim de semana um novo bairro seja visitado pela entidade.

“Nosso objetivo é controlar a cria indesejável e o abandono. Observamos que no Alto Tietê há cerca de 50 mil animais abandonados e, se não fizermos a castração, daqui a cinco anos, serão 500 mil”, alerta Almeida. A delegacia regional mantém um canil na Vila Natal com capacidade para 25 animais e tem cerca de 1.100 abrigados pelos protetores. Aos sábados, das 10 às 17 horas, é realizada uma feira de adoções na sede no Mogi Plaza Center, no Mogilar.

Fonte: Mogi News

Nota da Redação: Reproduzimos o texto de esclareceimento enviado pela presidente da UIPA, Vanice Orlandi – “É preciso esclarecer que não existe uma filial ( seção) da UIPA no Alto Tietê, assim como a entidade não possui delegado com o nome  de José Roberto de Almeida.  Embora seja louvável a iniciativa da criação da Delegacia de Proteção Animal da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) – no  Alto Tietê, sob o comando do delegado regional José Roberto de Almeida, o uso do nome “UIPA” é indevido e , portanto, fraudulento.”

Você viu?

Ir para o topo