EnglishEspañolPortuguês

Tucanos e arara são resgatados na manhã desta quarta em Campos (RJ)

6 de agosto de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Proprietário precisa ter docmentos que legalizem os animais (Foto: Cleber Rodrigues/InterTV)
(Foto: Cleber Rodrigues/InterTV)

O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou na manhã desta quarta-feira (5), em uma residência no Parque Jóquei Clube, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, três tucanos e uma arara canindé. O GAM chegou até os animais após denúncia anônima. O tutor foi encaminhado para a 134º Delegacia Legal. Esta é o terceiro resgate feita pelo Grupamento Ambiental desde sábado (1º).
De acordo com o subcomandante do GAM, Marco Soares, as quatro aves não tinham indícios de maus-tratos, mas o tutor não apresentou os documentos necessários para mantê-las em cativeiro. A condição para a criação de animais silvestres em cativeiro no Brasil está ligada à autorização do Ibama.
Na última segunda-feira (3), o Grupamento Ambiental resgatou, em Goitacazes, mais de 20 aves silvestres e um papagaio chauã ameaçado de extinção. No sábado (1º), o GAM realizou o resgate de 10 aves silvestres: 8 sanhaçus, 1 coleiro e 1 canário da terra, no Parque Prazeres.
Fonte: G1
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo