Impressoras 3D parecem ser capazes de criar todo tipo de coisa hoje em dia, incluindo uma mandíbula nova para uma tartaruga ferida. Um time de pesquisadores turcos decidiu ajudar o pobre animal marinho, imprimindo um maxilar prostético para ele.
A tartaruga havia sido levada para o Centro de Pesquisas, Resgate e Reabilitação de Tartarugas da Turquia, na Universidade de Pamukkale. O animal havia sofrido um trauma muito grande em sua mandíbula, tornando impossível que ele se alimentasse naturalmente. Para garantir seu retorno ao meio ambiente, os veterinários do centro tiveram a ideia de imprimir um prostético para ela.
O grande desafio era a resistência, tartarugas são conhecidas por possuírem mordidas muito poderosas, e não poderia ser qualquer material que iria funcionar na prótese. Para criar as poderosas mandíbulas, o centro de pesquisa se aliou a empresa conhecida com BTech Innovation para fazer um escaneamento completo do crânio do animal, usando as áreas intactas como referência. A prótese foi criada com uma variação médica do titânio e mais tarde colocada por um cirurgião.
Esta foi a primeira vez que uma tartaruga marinha se beneficiou deste tipo de tecnologia. Várias espécies semelhantes a estas correm diferentes riscos todos os dias, e este implemento bem sucedido de uma impressão 3D pode ajudar a basear muitas intervenções de sucesso no futuro. Torçamos que a tendência continue e muitas próteses veterinárias possam ser produzidas com impressoras 3D.
Fonte: Tudo Celular