EnglishEspañolPortuguês

ESPÉCIE AMEAÇADA

Tartaruga-de-pente que encalhou há 83 dias retorna para o mar em Florianópolis (SC)

28 de janeiro de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Lucas Amorelli

Uma tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) retornou ao mar nesse sábado (27), após 83 dias de tratamento intensivo no projeto Tamar, em Florianópolis. A soltura foi acompanhada por uma plateia de dezenas de banhistas, que presenciaram o momento na Barra da Lagoa, no leste da Ilha.

Segundo a veterinária Joyce Helena Bitencourt Jorge, que acompanhou o tratamento, a tartaruga jovem encalhou em Laguna, no Sul do Estado. Estava extremamente magra e apática, coberta de parasitas.

“No início [o tratamento] foi bem delicado. Ela estava bem fraca e precisou ficar fora da água, recebendo tratamento mais intensivo. Aos poucos foi melhorando, começou a ficar em água rasa, sob observação, até começar a se alimentar, ficar mais forte e não ter mais risco de afogamento”, conta a veterinária.

Ela também afirma que foi encontrado fragmento de plástico em meio às fezes do animal, situação delicada, já que estes fragmentos poderiam causar uma obstrução intestinal.

“Felizmente, ela conseguiu eliminar tudo naturalmente nas fezes com a ajuda do tratamento e se recuperou bem”, finaliza.

Fonte: NSC

    Você viu?

    Ir para o topo