EnglishEspañolPortuguês

TOCANTINS

Tamanduá-mirim morre após ser ferida com facão enquanto carregava filhote

A mãe não resistiu aos ferimentos. Filhote ainda está em fase de amamentação e receberá cuidados até ser devolvido à natureza.

12 de novembro de 2021
Amanda Andrade | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Mãe e filhote foram resgatadas pelo Naturatins — Foto: Naturatins/Divulgação

Duas fêmeas de tamanduá-mirim, mãe e filhote, foram resgatadas após serem vítimas de maus-tratos na região sul de Palmas, no Tocantins. O animal adulto tinha vários ferimentos, provavelmente feitos por facão, e não resistiu. Os dois animais foram entregues ao Centro de Fauna do Tocantins (Naturatins) na quarta-feira (10/11). O filhote ainda está em fase de amamentação e está bem.

“Os animais foram atendidos por uma equipe médica-veterinária parceira do Cefau que atua no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra). O filhote passa bem e foi encaminhado para o Cefau, mas lamentavelmente, apesar de todos os esforços, o exemplar adulto veio à óbito”, relatou o médico-veterinário Gabriel Rocha Freitas de Campos, responsável pela Clínica do Cefau.

Segundo o portal G1, as duas fêmeas foram entregues voluntariamente para equipe do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA). As lesões encontradas na fêmea adulta eram profundas e apresentavam larvas de moscas. Havia cortes no pescoço, face, pata e no restante do corpo.

A fêmea filhote está bem nutrida, não apresenta ferimentos e será mantida na maternidade do Cefau até estar habilitada para o retorno à natureza.

“Será uma longa trajetória de cuidados e alimentação especial, até que o filhote atinja a idade e condições de saúde adequadas à soltura”, explicou o veterinário do Cefau, Marco Túlio Filho.

De acordo com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), entre janeiro de 2017 e julho de 2021 foram recebidos, no Cefau, 24 espécimes de Tamanduá-mirim em situação semelhante. Boa parte das ocorrências foi registrada em Palmas, tanto na zona rural quanto urbana.

Você viu?

Ir para o topo