Uma fumaça cobre o céu, e o sol está laranja em São Paulo há dias. A secura também coloriu de verde o Rio Pinheiros. Já no Norte, as águas do Madeira deram lugar a um banco de areia. Veja abaixo imagens impressionantes da crise climática no Brasil.
Rio Pinheiros verde
O Rio Pinheiros, em São Paulo, amanheceu na terça-feira com uma coloração esverdeada. A mudança no tom aconteceu devido à alta proliferação de algas, decorrente da vazão baixa de seus afluentes e alta concentração de nutrientes.
Centro do Brasil ‘nublado’ e com fogo
A fumaça das queimadas deixou o céu de Brasília encoberto no fim de agosto. Há mais de quatro meses não chove na cidade. Imagens aéreas de Brasília mostram uma cidade seca —e, na última quinta-feira (5), teve início um incêndio que já consumiu cerca de 10 mil hectares da Chapada dos Veadeiros e da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, em Goiás.
Poluição no topo do mundo
A falta de chuva e as altas temperaturas fizeram a poluição se acumular no horizonte, em São Paulo —a capital entrou em um ranking das maiores metrópoles com a pior qualidade do ar do mundo. No interior, um incêndio de grande proporções atingia nesta terça o Pico das Cabras, na divisa de Morungaba com Campinas. Também havia outros focos pela capital.
Um rio ‘caminhável’ no Norte
O Rio Madeira bateu a meta histórica de estiagem, chegando a apenas 91 centímetros de profundidade. É a primeira vez na história que as águas ficaram com menos de um metro —imagens mostram pessoas caminhando onde antes havia água.
‘Sol apocalíptico’
De norte a sul do Brasil, devido à grande quantidade de partículas de poluição no céu, o sol apresenta tons de laranja e vermelho durante todo o dia e principalmente no pôr-do-sol.
Fonte: UOL