EnglishEspañolPortuguês

Shopping de Recife (PE) promove feira com comercialização de animais e objetificação de silvestres

10 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Robson Fernando de Souza (da Redação)

O evento Pet Mix, no Shopping Recife, está promovendo a mercantilização da vida e tratando animais silvestres como objetos de museu. Imagem: Divulgação
O evento Pet Mix, no Shopping Recife, está promovendo a mercantilização da vida e tratando animais silvestres como objetos de museu. Imagem: Divulgação

O Shopping Recife, na cidade de mesmo nome (PE), vai na contramão da conscientização da sociedade sobre os Direitos Animais e está promovendo, neste momento, uma feira de animais chamada Pet Mix. Nela inúmeros cães, gatos e animais engaiolados estão sendo tratados como mercadorias e animais silvestres estão sendo expostos como objetos de exibição.

O evento, que começou no último dia 4 e vai terminar no próximo domingo, está promovendo a exploração de mais de três mil animais domésticos e de diversas aves e répteis, como tucanos, lagartos, gaviões e corujas. Também realiza desfile de moda com roupas para animais domésticos, “casamento canino”, corrida de hamsters aprisionados, provas de agility e desfiles de animais de certas raças.

É patente que ali se promove a crença de que os animais não humanos existem para servir aos humanos e não há nada de errado em tratá-los como brinquedos ou objetos de museu. Além disso, promove uma desnecessária antropomorfização dos animais domésticos, projetando-lhes características da cultura humana das quais não têm a mínima necessidade, ao mesmo tempo em que ignora os diversos aspectos em que eles já são semelhantes a nós – a saber, a senciência, as emoções, os anseios fisiológicos e sentimentais e a dignidade intrínseca.

Em outras palavras, são “humanos” o suficiente para vestirem roupas e se casarem, mas “inferiores” aos seres humanos a ponto de poderem ser tratados como objetos trocáveis por dinheiro ou peças de exibição.

Protestos devem continuar sendo enviados à página do Shopping Recife no Facebook, incluindo ao post em que o Pet Mix está sendo anunciado, e também ao contato online do shopping. Esse tipo de evento, que atrai cada vez mais o repúdio da sociedade, precisa já ser substituído por feiras de adoção, castração e aulas de guarda responsável de cães e gatos.

Você viu?

Ir para o topo