EnglishEspañolPortuguês

Santuários e abrigos da Califórnia salvam animais do incêndio

10 de setembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

É sempre muito impressionante a forma com que os membros da comunidade de resgate de animais – por mais diversos que sejam – unem forças quando há uma emergência. Semana passada foi um ótimo exemplo, como os defensores dos animais do sul da Califórnia trabalharam para proteger os animais – desde leões e tigres até cães e gatos – que estavam ameaçados pelas chamas na região.

Animais do Wildlife Waystation ganham uma ducha refrescante
Animais do Wildlife Waystation ganham uma ducha refrescante Foto: Al Seib / Los Angeles Times

Muitos santuários foram evacuados por causa do incêndio, dentre eles o Acres e o Wildlife Waystation. A ajuda voluntária foi essencial para que a operação fosse concluída com sucesso.

O santuário Shambala optou por manter seus grandes felinos no local e só irá movê-los se a situação tornar-se realmente perigosa. “Nós nunca evacuamos Shambala,” disse Tippi Hedren, atriz fundadora do santuário. “Estou batendo na madeira, já passamos por enchentes, incêndios, coisas incríveis das quais a mãe natureza foi capaz de nos proteger”. Felizmente para Hedren e para os animais o Shambala não sofre mais riscos de ser atingido pelas chamas.

ddsd2
Tigre sendo transportado do Wildlife Waystation Foto: David McNew / Getty Images

Os animais do Wildlife Waystation não tiveram tanta sorte assim, embora todos estejam saudáveis fisicamente, de acordo com o porta-voz Jerry Brown. “Os animais estão lidando bem com a situação na medida do possível,” disse Brown na terça-feira. “Mas ser colocado em uma gaiola pequena e levado a lugares estranhos, cercado de desconhecidos e cheiro de fumaça, é extremamente estressante para eles”. Os gastos com transporte foram enormes, atualmente o santuário não precisa tanto de voluntários, mas com certeza precisa de fundos.

O santuário Animal Acres felizmente teve condições de investir na evacuação total antes das chamas alcançarem a propriedade. Mas os animais terão de permanecer no abrigo provisório até dia 15 de Setembro. O local não tem infra-estrutura para recebê-los, por isso várias melhorias estão sendo feitas, e a demanda por doações aumentará.

ddsd3
Fundadora do Wildlife Waystation coordena evacuação Foto: Justin Sullivan / Getty Images

A Humane Society de Pasadena suspendeu as operações normais do seu abrigo para tornar-se um centro de emergência 24 horas para os animais de estimação afetados pelas chamas. Além disso, ainda disponibilizou dois centros de evacuação para que tutores deixassem seus animais e depois os buscassem. Mais de 370 animais incluindo cães, gatos e animais selvagens foram para o abrigo provisório.

O sucesso da Humane Society em cuidar de todos os animais só foi possível com a ajuda de muitos voluntários, que levaram toalhas, cobertores e outros suprimentos e ainda fizeram doações em dinheiro.

Com informações de Los Angeles Times

 

Você viu?

Ir para o topo