EnglishEspañolPortuguês

DESPERTAR DA COMPAIXÃO

Santuário de cães permite que visitantes façam passeios na natureza com os animais

18 de setembro de 2023
Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução | Território de Zaguates

Localizado nas montanhas da Costa Rica, o Território de Zaguates, ou Terra dos Perdidos, é um santuário que abriga incrivelmente mais de 1.800 cães. Essa realidade pode parecer inacreditável, mas é verdadeiramente mágica.

A história da Land of the Strays começou cerca de 17 anos atrás, quando Lya Battle e Alvaro Saumet decidiram ajudar os cães em situação de rua da Costa Rica. Inicialmente, eles começaram o resgate em sua casa de dois quartos, mas quando o número de cães ultrapassou 100, eles perceberam que precisavam de mais espaço. A solução surgiu quando a família de Battle possuía uma fazenda de 370 acres nas montanhas. Sem hesitar, eles embalaram suas vidas e seus cães e mudaram o foco do resgate para lá.

Foto: Território de Zaguates

Com o fechamento de alguns abrigos locais que transferiram seus cães para a Terra dos Perdidos, o santuário viu seu número de residentes aumentar constantemente. Hoje, mais de 1.000 cães encontram nesse santuário um lugar para chamar de lar.

“Somos um lar temporário para centenas de cachorros à procura de uma segunda oportunidade, por isso a maioria dos nossos cães são adotáveis (nacional e internacionalmente); mas também somos o lar permanente de muitas outras pessoas que talvez nunca encontrem a sua própria família devido à sua aparência, idade ou necessidades especiais”, explicou Battle ao The Dodo.

Ao explorar a propriedade do santuário, os visitantes se encontram em um paraíso. Campos espaçosos para brincar e montanhas para caminhar são o cenário perfeito para a convivência com os cães, que sempre estão ansiosos para acompanhá-los.

Foto: Território de Zaguates

Os cuidadores do santuário garantem que os cães se exercitem cerca de três vezes ao dia, desfrutando de corridas e caminhadas que duram aproximadamente três horas. Cada grupo de cães é liderado por um zelador, e os cães tendem a se integrar em grupos menores, mesmo quando têm a liberdade de circular pela propriedade.

O santuário também oferece áreas dedicadas aos cães idosos e com necessidades especiais, bem como para aqueles que precisam de um espaço mais tranquilo longe dos outros residentes. Alguns cães que estão lá há muito tempo ganharam confiança suficiente para explorar a propriedade por conta própria e, no final do dia, sempre retornam aos seus currais.

Uma das características mais encantadoras da Land of the Strays sempre foi a oportunidade de receber visitantes e permitir que eles façam caminhadas com os muitos cães do santuário. No entanto, recentemente, esse empreendimento enfrentou desafios devido a regulamentações governamentais.

“Há alguns anos, as autoridades governamentais proibiram-nos de aceitar visitantes e deram-nos uma lista de requisitos de infraestrutura que, na época, pareciam impossíveis de cumprir”, relatou Battle. “No entanto, com um enorme esforço, começámos as renovações e transformamos completamente a quinta… Estamos agora a lutar para terminar a maioria dos projetos de construção e esperamos abrir as nossas portas a visitantes e voluntários no próximo ano.”

Foto: Território de Zaguates

O santuário é financiado inteiramente por doações, o que pode ser desafiador às vezes. No entanto, todos os envolvidos estão totalmente comprometidos em garantir que cada cão seja bem cuidado, priorizando alimentação e atendimento veterinário, mesmo quando isso significa atrasar projetos de construção.

Esperamos ansiosamente o dia em que este santuário possa voltar a abrir suas portas ao público. Quando isso acontecer, qualquer pessoa que viaje para a Costa Rica terá a oportunidade de vivenciar o sonho de estar cercado por mais de mil cães adoráveis.

    Você viu?

    Ir para o topo