EnglishEspañolPortuguês

LEVANTAMENTO

Santo André (SP) mapeia número de animais domésticos de catadores de recicláveis

Indicação feita pela vereadora Ana Veterinária faz parte de pesquisa realizada pelo Semasa.

11 de outubro de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução

Santo André (SP) conta agora com um estudo quantitativo, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), com o número de animais domésticos de catadores de recicláveis. Denominado Pesquisa para Mapeamento dos Catadores de Material Reciclável, o projeto entrevistou 843 trabalhores, dos quais 32,1% relataram que tutelam animais, entre cães e gatos. Alguns ainda tutelam cavalos, apontou a pesquisa.

O levantamento localizou 1.201 catadores, sendo que 348 (29%) se recusaram a responder o questionário.

Além do quantitativo dos animais, a pesquisa também abordou o tipo de alimentação e o estado de saúde deles. Foi possível saber, por exemplo, que dos 323 cachorros, 110 (34,1%) são castrados, e 233 (72,1%) são vacinados. Em relação aos 312 gatos, mais da metade, 162, são castrados, enquanto 180 (57,7%) estão vacinados.

O levantamento foi realizada em 2021 pela empresa Painel Pesquisas e Consultoria, por meio de entrevista direta com os catadores que atuam no município. A vereadora Ana Veterinária (União Brasil) foi responsável por indicar o mapeamento dos animais junto ao Semasa.

A veterinária, que atende de forma voluntária animais de catadores, afirma que diante do estudo o poder público poderá planejar mais ações e políticas tanto para os catadores quanto para seus pets. “É como sempre digo, saúde humana e saúde animal caminham juntas,” disse ela.

A pesquisa avaliou também o tipo de alimentação servida aos animais dos catadores. Dentre os tutores de cachorros, 81,5% servem ração, 12,3% dão sobra de comida familiar e 6,2% ofertam comida feita. Já em relação aos gatos, 62,6% oferecem ração, 20,7% sobras de comida e 16,7% alimentam seus felinos com comida feita.

 

Fonte: DG ABC

Você viu?

Ir para o topo