EnglishEspañolPortuguês

Saiba quais são os cuidados que você deve ter com filhotes de cães

11 de junho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Abaixo, trouxemos uma série de orientações para dar todo o auxílio que seu cãozinho de até 12 meses de idade necessita. Confira!
Alimentação
As rações para filhotes são a melhor opção. Na primeira consulta, o veterinário certamente recomendará qual a melhor para fornecer, afinal, existem diversos tipos (secas, semiúmidas ou úmidas), sabores (carne, carneiro, fígado, frango, etc) e marcas no mercado. Além disso, ele também indicará a quantidade ideal, que varia de acordo com a raça e peso do animal.
Ainda que o filhote rejeite a ração, é fundamental insistir para que ele coma. Se preciso, misture ração úmida, em sachê ou latinha, com a seca para torná-la mais atrativa. Quando pequenos (até 1 ano de idade), eles costumam se alimentar de 3 a 4 vezes ao dia, o que diminui conforme o animal vai crescendo, até chegar em 2 vezes ao dia.
Banho
Quando o cãozinho completar 45 dias de idade, o banho pode começar a ser dado com sabão de coco e shampoo neutro não inseticida. Para raças de pelo longo, pode ser feito uso de condicionadores a fim de desembaraçar a pelagem.
Banhos contra pulgas utilizando produtos inseticidas não podem ser dados em filhotes com menos de 6 meses. Caso ele tenha pulgas, a indicação é usar sabonetes de enxofre.
Cuidados com a pelagem
É preciso escovar diariamente o animal para retirar pelos mortos e poeira e ainda verificar a presença de parasitas (pulgas, carrapatos, etc). Raças que tem pelagem longa recebem a primeira tosa aos 3 ou 4 meses e, depois, periodicamente (2 em 2 meses).
Cama para cachorro
Oferecer ao cão uma caminha apropriada com materiais confortáveis é fundamental para que o filhote tenha um bom descanso e não fique estressado. No frio é ainda mais interessante em razão da possibilidade de manter o animal aquecido por mais tempo, proporcionando maior conforto para um descanso mais agradável.
Dentição
A troca de dentes do cão tem início com 3,5 meses de idade e termina aos 6. Uma tendência comum é a formação de tártaro, que gera mau hálito e leva a perda precoce da dentição permanente. Já a cárie ocorre em animais que recebem alimentos doces frequentemente.
A escovação é indicada para cuidar da higiene bucal do seu cãozinho. Ela deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana e pode ser substituída por um pedaço de algodão passado nos dentes. Para estimular o ato de roer e a escovação natural, vale oferecer ao cão pedaços de cenoura crua ou ossos artificiais.
Vermifugação
Como a mãe pode transmitir vermes aos filhotes, é recomendado vermifugar a fêmea antes do acasalamento como medida preventiva. Quanto aos filhotes, para que eles fiquem livres de vermes, devem receber a 1ª dose de vermífugo com 30 dias de idade, a 2ª com 45 dias e a 3ª com 60 dias.
Fonte: Portal da Ilha

Você viu?

Ir para o topo