EnglishEspañolPortuguês

RJ lança campanha informativa para preservação das espécies ameaçadas de extinção

29 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Está na lista o macaco Muriqui, o maior primata das Américas, que vive na região do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Marcellos Medeiros

A Secretaria Estadual do Ambiente acaba de lançar a campanha “Defenda as Espécies Ameaçadas – Abrace essas Dez!”, destinada à conservação de dez espécies da fauna apontadas como as mais ameaçadas no território fluminense. Além da distribuição de folders e cartazes em escolas, rodoviárias, delegacias, unidades do Corpo de Bombeiros, prefeituras e outros órgãos, spots publicitários serão veiculados pela internet e em emissoras de rádio e televisão.

Um amplo trabalho de educação ambiental será realizado nas escolas estaduais, focando as espécies em perigo nas regiões onde estão situadas. – Já conversamos com o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, nosso parceiro nesta iniciativa, que irá distribuir as cartilhas nas unidades escolares – destacou o secretário do Ambiente, Carlos Minc, durante o lançamento da campanha, no Jardim Zoológico.

No lançamento, alunos do Colégio Pedro II e da Escola Estadual Professor Ernesto Faria, pesquisadores da Uerj e do Museu Nacional da UFRJ e especialistas de ONGs visitaram o viveiro da exótica ave jacutinga – ameaçada devido ao desmatamento e à caça – para disseminar a campanha. Completam a lista das espécies em extinção o formigueiro-do-litoral, o boto-cinza, o cágado-do-paraíba, o lagarto-branco-da-praia, o mico-leão-dourado, a preguiça-de-coleira, o surubim-do-paraíba, o tatu-canastra e o macaco muriqui, encontrado na Serra dos Órgãos.

Fonte: O Diário de Teresópolis

Você viu?

Ir para o topo