Por Vanessa Parez (da Redação)
O projeto de lei de Nova York (EUA) que pretendia criminalizar a realização de vídeos secretos em fazendas foi finalizado. A sessão no legislativo do estado terminou na semana passada sem a aprovação do projeto de lei, cancelando efetivamente o projeto, segundo informou o site About.com. No entanto, os projetos parados em Minnesota e Flórida poderão ser retomados novamente no futuro. Infelizmente, o projeto de lei em Iowa ainda está pendente e já aprovado pela Câmara.
Vídeos secretos são importantes para documentar as atrocidades sofridas pelos animais dentro das fazendas. Eles levaram diretamente à acusações e investigações. Sem os vídeos, seria difícil acreditar no que aqueles empregados faziam. Sem as filmagens, seria o caso de uma palavra contra a outra, tornando a acusação muito difícil.
Essas tentativas de criminalizar a realização de vídeos secretos são perigosas não apenas para os animais e ativistas da defesa animal, mas também para aqueles preocupados com a segurança alimentar, questões trabalhistas, liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Eles protegem os interesses do grande agronegócio às custas dos trabalhadores, animais e do público.
Saiba mais sobre esse projeto de lei clicando aqui.