Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)
Nesta terça-feira (19), o Serviço Nacional de Saúde Animal da Costa Rica (SENASA) e o Ministério da Saúde interviram no abrigo de cães em San Antonio de Escazú, por violar as normas de bem-estar animal, afirmaram as autoridades. As informações são da CRHoy.
Laura Loaiza, coordenadora de Bem-Estar Animal da SENASA, disse que este é um refúgio onde abrigam cerca de 20 cães que estavam em condições fora do padrão, e foi repetidamente chamada a atenção do dono do abrigo, que não cumpriu as medidas solicitadas. As instituições retiraram os animais do local.
O proprietário do local, Pablo Mena, disse que a denúncia foi de um vizinho sobre o ruído que causam os cães, mas ele foi mantido em conformidade com a lei e que os animais estão em boas condições.
Mas o jornal CrHoy publicou um vídeo nas redes sociais, onde se mostra o titular do canil enterrando animais mortos. As imagens apresentam como Mena jogava vários cães em uma fossa e os enterrava. Algumas horas depois as autoridades fecharam o lugar e declararam que o canil não tinha a autorização legal para operar há anos.
O canal de televisão “Telenoticias” visitou o prédio e tentou falar com o dono do canil, que declarou que não podia falar sobre o tema, por sugestão de seu advogado. Alguns vizinhos confirmaram que o canil tinha fama por os maus-tratos aos animais.
Os 28 cães foram transferidos para outros abrigos de adoção, depois de analisar a sua saúde. Loaiza aclarou que os animais não serão abatidos. O departamento legal da instituição afirmou que iniciará uma investigação a respeito do caso.