EnglishEspañolPortuguês

No Recife (PE), grupo de voluntários cuida de animais e os prepara para adoção

21 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Reprodução
Reprodução

No Recife, a vontade de cuidar dos animais abandonados, maltratados e doentes foi o que uniu um grupo de amigos. Como mostrou o NETV 1ª Edição desta quinta-feira (20), o grupo ‘Eu Amo Animais’, que está prestes a virar uma ONG, vacina e cuida dos animais até eles ficarem prontos para serem adotados por uma nova família.
Ao todo, o abrigo tem 16 cães. Hoje, todos estão saudáveis, mas não foi assim que eles foram encontrados. Os animais estavam na rua, abandonados, machucados e doentes. Além dos cachorros, o abrigo também tem 16 gatos. Todos eles são tratados e vacinados para, em dias ou meses, estarem prontos para uma adoção.
“Eles vêm geralmente com sarna, fungos e bactérias. Alguns vêm seriamente fraturados, porque são animais abandonados”, explica a médica veterinária Ana Carolina Leite, que cuida dos animais no abrigo. Segundo ela, alguns deles precisam até mesmo receberem sedativos para aceitarem receber o tratamento, porque são muito assustados. “Eles só são adotados depois que estão aptos e recebem alta médica para ir para o novo lar”, comenta a médica.
O grupo de voluntários sobrevive de doações. Desde que foi criado, já passaram por ele 250 animais. Mesmo com a dedicação em cuidar dos animais, a maior preocupação do grupo é a conscientização da sociedade. “Abandono é crime e infelizmente estão abandonando muitos animais. Se a pessoa tivesse consciência, não tinha necessidade de abandono”, comenta o guia turístico Elpídio Araújo, que também faz parte do grupo de voluntários.
Crime
No Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado um crime ambiental, cuja pena varia de três meses a um ano de prisão, além de multa. Não só a violência física é considerada como maltrato, mas também abandonar os animais, mantê-los acorrentados, não abrigá-los do sol e da chuva e mantê-los em local sem higiene e ventilação são considerados crime. Não alimentar os animais e negar assistência, além de obrigá-los ao trabalho excessivo, também são práticas criminosas. Casos como esses devem ser denunciados à polícia.
Uma opção para quem tem um animal e não quer ficar com ele é buscar alguém que queira adotá-lo. Quem quiser adotar um bichinho do abrigo pode ver fotos e encontrar em contato através da página do grupo. Já quem não quer adotar um bichinho mas quer colaborar, pode doar ração e remédios para os voluntários.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo