EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Registro (SP) e GPA iniciam campanha de esterilização de animais carentes

4 de janeiro de 2012
4 min. de leitura
A-
A+

Com os objetivos de reduzir a superpopulação de animais abandonados e incentivar a guarda responsável, a Prefeitura de Registro e o Grupo de Proteção aos Animais (GPA) iniciaram a campanha esterilização de cães e gatos que vivem nas ruas. Trata-se da primeira cidade do Vale do Ribeira a desenvolver campanha permanente de controle da superpopulação de cães e gatos, dentro da filosofia do bem estar animal.

(Foto: Reprodução/ Diário de Iguape)

Em reunião com a diretoria do GPA, a prefeita de Registro Sandra Kennedy destacou que a esterilização é um método avançado e ético de controle da superpopulação de animais. Segundo a prefeita, trata-se de um investimento também na saúde da comunidade, já que cães que vivem nas ruas podem ser vetores de doenças. Para ser viabilizada, a campanha contou com apoio dos vereadores, que apoiaram o projeto por unanimidade, e das clínicas veterinárias da cidade que aderiram ao projeto.
A parceria com a Prefeitura de Registro foi recebida com festa pelos integrantes do GPA pelo pioneirismo da cidade na adoção de políticas públicas em prol do bem estar dos animais. De acordo com o GPA, a esterilização de cães e gatos é o único método comprovadamente eficiente de controle populacional e a conseqüente redução do abandono e da violência contra os animais.
Pelo convênio com a Prefeitura de Registro, são esterilizados vinte animais abandonados por mês. Após a esterilização e recuperação, os animais são devolvidos aos seus locais de origem. Geralmente, trata-se de animais semidomiciliados, que contam com cuidados de moradores locais.
Campanha exclusiva para animais que vivem nas ruas
Em sua primeira etapa, a campanha é exclusiva para cães e gatos abandonados nas ruas. Se você conhece animais nesta situação, entre em contato com o GPA pelo telefone 81267807, das 13 às 17 horas, indicando o endereço aproximado em que ele se encontra e contato com a pessoa responsável por seus cuidados, que uma comissão avaliará a situação do animal. Na segunda etapa, a campanha abrangerá cães e gatos da população comprovadamente carente.
Guarda responsável
Importante destacar que a missão do GPA não é recolher animais, mas contribuir para o controle da superpopulação e trabalhos de conscientização sobre a guarda responsável. O GPA tem atendido apenas a casos de extremo sofrimento como mães abandonadas com crias, cães doentes ou vítimas maus-tratos ou atropelamentos. Após tratamento, eles têm a chance de adoção nas feirinhas mensais do grupo.
Campanhas na região
Na Ilha Comprida, encontra-se em articulação a volta da campanha de esterilização de cães e gatos que vivem nas ruas, realizada no início de 2010. Para isso, a Prefeitura contratou uma médica veterinária que trabalha no projeto. Em Pedro de Toledo, um grupo de defensores dos animais articula com a Prefeitura o início dos trabalhos na cidade. Em Pariquera-Açu, o prefeito Zildo Wach se reunirá com o GPA para a exposição dos projetos de defesa animal.
(Foto: Reprodução/ Diário de Iguape)

O grupo disponibiliza a comunidade, vereadores e equipes das prefeituras toda a documentação e orientação necessárias para a realização de campanhas locais. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no site www.vivabicho.com
Você sabia que uma cachorrinha e seus descendentes podem gerar, em 6 anos, 73 mil cãezinhos e uma gata com vida reprodutiva pode deixar até 240 mil gatinhos?
Você sabia que o descontrole populacional de cães e gatos é o maior responsável pelo abandono, maus-tratos e transmissão de doenças dos animais abandonados?
É diante desse quadro que entidades de proteção aos animais de todo o mundo e o poder público investem em campanhas de esterilização de cães e gatos.
Recolher todos os animais e deixá-los num “depósito” pode parecer a solução, mas não é. As entidades que passaram por essa situação estão hoje “engessadas” com tantos gastos e problemas, enquanto os cães se proliferam nas ruas.
É por isso que a iniciativa da Prefeitura de Registro merece elogios e deve ser modelo para todas as cidades da região, já que os problemas são os mesmos em todas as cidades brasileiras.
Fonte: Diário de Iguape

Você viu?

Ir para o topo